Título: | VER ALÉM DO VISÍVEL: A IMAGEM FORA DOS OLHOS | ||||||||||||
Autor: |
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30174&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30174 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A proposição da temática desta tese constitui-se no levantamento da discussão que trouxe à tona a possibilidade real de uma pessoa cega construir imagens mentais. Discutiu-se, pois, a viabilidade da construção dessas imagens a partir das próprias condições de que o indivíduo cego é dotado. Procurou-se demostrar como o corpo com seus sentidos e suas ilimitadas valências, converte-se em instrumental capaz de acionar recursos sensoriais que dão informações, passam dados, concretizam sensações e percepções, formulam conceitos. Sobre o tripé – conhecimento, cultura e artes –, fez-se uma pesquisa que, pela complexidade e abrangência do assunto, exigiu o cruzamento de diferentes disciplinas, de diversas linhas de pensamento, ainda que guardando diferenças pudessem estabelecer um diálogo que levasse a compreensão mais clara ao cerne da proposta feita. Recorreu-se a Zubiri, Bachelard e Durand para compor a base da leitura de três poetas cegas e da escritora Marina Colasanti, apontando a força expressiva das imagens em ambos os casos.
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