Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MINDFULNESS E A PRÁTICA EXPLORATÓRIA: UM JEITO DE SER E ESTAR NA SALA DE AULA
Autor: MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Colaborador(es): MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA - Orientador
CLARISSA XAVIER EWALD - Coorientador
Catalogação: 10/MAR/2017 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29372&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29372
Resumo:
Nos últimos anos a prática de Mindfulness na sala de aula tem sido alvo de grande interesse. Esta pesquisa apresenta um trabalho desenvolvido com alunos cursando o quarto e quinto anos de uma escola particular no Estado do Rio de Janeiro. O barulho excessivo na sala de aula tornou-se uma questão instigante que motivou o grupo a trabalhar juntos. A prática de Mindfulness foi introduzida aos alunos devido a um desejo de melhorar a qualidade de vida na sala de aula, de trazer conscientização para uma escuta mais atenta e de focar a atenção no momento presente. Guiada pelos princípios da Prática Exploratória, que enfatiza a busca pelo entendimento ao invés da solução de problemas, professora e alunos, por meio de atividades pedagógicas, compreenderam e refletiram sobre a vivência em sala de aula.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF