Título: | OBJETIFICAÇÃO COLONIAL DOS CORPOS NEGROS: UMA LEITURA DESCOLONIAL E FOUCAULTIANA DO EXTERMÍNIO NEGRO NO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA MOREIRA STREVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAURICIO DE ALBUQUERQUE ROCHA - Orientador BETHANIA DE ALBUQUERQUE ASSY - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 30/AGO/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27232&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27232&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27232 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa busca questionar a naturalização da violência de Estado
direcionada contra os corpos negros no Brasil. Para esta urgente tarefa, o trabalho
desenvolve um diálogo central entre a filosofia descolonial e a foucaultiana,
dividindo-se em quatro capítulos. O primeiro demonstra o enraizamento desta
naturalização desde o período colonial, mostrando a objetificação do corpo negro
e a sua invibilização tanto na escravização como no movimento abolicionista. O
segundo capítulo aborda o período pós-abolição por meio do projeto de
embranqueamento e do racismo científico. O terceiro enfrenta o auto de
resistência como prática contemporânea do racismo de Estado da sociedade
biopolítica brasileira. Por fim, o quarto pretende refletir sobre resistências e
possibilidades de transformações descoloniais desta realidade objetificante e
violenta.
|
|||||||||||||
|