Título: | UM ESTUDO SOBRE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVADORA NO CONTEXTO DE REFORMA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
RAFAELA BISACCHI COELHO CORRÊA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26874 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação objetivou verificar até que ponto a proposta educacional
inovadora, denominada Ginásio Experimental de Novas Tecnologias
Educacionais, elaborada no contexto de reforma da Rede pública municipal de
educação do Rio de Janeiro, contribuiu para modificar a organização, forma e
instituição escolar, atribuindo sentido para os sujeitos que vivenciam a escola.
Buscou-se ainda identificar o sentido atribuído à inovação na proposta
educacional, e se esta contribuiu, com o auxilio das tecnologias, para que alunos e
professores fossem produtores de conhecimentos. O estudo foi norteado pelos
conceitos de Rui Canário (2005; 2006), e contou com contribuições de Nóvoa
(2007; 2014), Santomé (1998), Sibilia (2012), Lévy (1999), entre outros autores.
A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas onze entrevistas com
participantes da proposta educacional além de observações em campo entre o
período de julho e novembro de 2014, e análise de documentos. O estudo concluiu
que a proposta educacional seguiu a lógica de reforma ao invés da lógica de
inovação, pois os participantes da escola não foram envolvidos na elaboração
desta, tampouco houve espaço para a formação endógena destes. As mudanças na
organização escolar foram aparentes, não ocorreram mudanças na forma e
instituição escolar, atribuindo pouco sentido para os sujeitos que vivenciam a
escola. O currículo da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ),
com base nos cadernos de apoio pedagógico e avaliações bimestrais
predominou, de maneira que o uso das tecnologias representou apenas uma
mudança de suporte, portanto alunos e docentes não se tornaram produtores de
conhecimentos.
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