Título: | VISUALIZAÇÃO VOLUMÉTRICA PRECISA BASEADA EM INTEGRAÇÃO NUMÉRICA ADAPTATIVA | ||||||||||||
Autor: |
LEONARDO QUATRIN CAMPAGNOLO |
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Colaborador(es): |
WALDEMAR CELES FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 28/JAN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25693&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25693&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25693 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Um dos principais desafios em algoritmos de visualização volumétrica
é calcular a integral volumétrica de maneira eficiente, mantendo uma precisão
mínima adequada. Geralmente, métodos de integração numérica utilizam
passos de tamanho constante, não incluindo nenhuma estratégia de
controle numérico. Como uma possível solução, métodos numéricos adaptativos
podem ser utilizados, pois conseguem adaptar o tamanho do passo de
integração dada uma tolerância de erro pré-definida. Em CPU, os algoritmos
adaptativos de integração numérica são, normalmente, implementados recursivamente.
Já em GPU, é desejável eliminar implementações recursivas.
O presente trabalho propõe um algoritmo adaptativo e iterativo para a avaliação
da integral volumétrica em malhas regulares, apresentando soluções
para manter o controle do passo da integral interna e externa. Os resultados
do trabalho buscaram comparar a precisão e eficiência do método proposto
com o modelo de integração com passo de tamanho constante, utilizando a
soma de Riemann. Verificou-se que o algoritmo proposto gerou resultados
precisos, com desempenho competitivo. As comparações foram feitas em
CPU e GPU.
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