Título: | GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS PROVEDORAS DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES: ANÁLISE DA MUDANÇA ESTRATÉGICA DA ALCATEL-LUCENT | |||||||
Autor: |
BRUNO ALVES BARATA |
|||||||
Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 17/NOV/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25480&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25480&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25480 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Inovação e dinamismo são as palavras que definem o mercado das
telecomunicações nos últimos 15 anos. O modo como as pessoas se comunicam, a
velocidade da transmissão de dados e a diversidade de serviços oferecidos são tão
voláteis que exigem constantemente que as empresas atuantes revisitem seus
planejamentos estratégicos e suas estratégias globais para se manterem
competitivas. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos
sobre gestão estratégica de empresas provedoras de equipamentos e serviços de
telecomunicações que atuam globalmente, analisando, através do método de
estudo de caso, a mudança estratégica adotada pela empresa franco-americana
Alcatel-Lucent no ano de 2013. O levantamento de dados foi feito através de
informações públicas disponíveis nos sites especializados na indústria das
telecomunicações, na base de dados Web of Science, em websites de notícias e no
website da empresa objeto de estudo, além da aplicação de um questionário
estruturado e entrevistas complementares, a fim de capturar as percepções de seus
líderes e colaboradores antes e após a adoção da nova estratégia – The Shift Plan.
Para a análise estratégica esta pesquisa adotou o arcabouço conceitual GI
(genérico integrativo), ferramental que permitiu realizar uma análise da adequação
estratégica da empresa numa perspectiva integrativa sistêmica nos dois momentos:
Antes e após a adoção do The Shift Plan. Com base nos resultados, a pesquisa
evidenciou que a adoção de uma nova estratégia por parte da Alcatel-Lucent era
urgente. O estudo nos permite perceber as lacunas existentes na antiga estratégia,
e como essas lacunas serão preenchidas e corrigidas na adoção da nova estratégia
The Shift.
|
||||||||