Título: | MAPA DE PERCEPÇÃO DE HOTÉIS NO RIO DE JANEIRO: UMA ABORDAGEM COMPOSITIVA | ||||||||||||
Autor: |
DEBORAH COUTINHO GIL NUNES |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 17/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24468&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24468&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24468 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A indústria hoteleira vem se desenvolvendo significativamente nos últimos
anos impulsionada por grandes investimentos privados e do governo no setor de
turismo e infraestrutura. Inteiramente vinculada à demanda turística e inserida no
setor de serviços, a indústria apresenta um composto variável de bens e serviços,
que requer o entendimento das necessidades e dos desejos de seus clientes para
adotar as estratégias adequadas. Tal mercado é particularmente sensível à
qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos aos hóspedes. A satisfação
do consumidor é, portanto, um dos principais objetivos do setor, que busca criar
valor para os seus clientes ao antecipar e gerenciar suas expectativas, sejam elas
no segmento de turismo de lazer, sejam no segmento de turismo de negócios.
Nesta pesquisa alguns atributos apontados como essenciais aos serviços de
hotelaria foram utilizados com o objetivo de entender como o mercado percebe
um conjunto de hotéis localizados na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foi
realizado um estudo em que se empregou análise de correspondência para
desenhar o mapa de percepções relativo a um conjunto pré-definido de atributos e
hotéis. O mapa bidimensional indica prevalência dos atributos área de lazer e
valor para a dimensão I e de um conjunto de atributos mais voltados para o
segmento de negócios no caso da dimensão II, onde localização e restaurante são
destaques positivos e qualidade do quarto e limpeza têm relevo negativo. O Othon
Palace enfatiza os dois segmentos (as duas dimensões). O hotel Pestana Rio
Atlântica prioriza o turismo lazer, enquanto que os outros oito hotéis pesquisados
estão mais concentrados em torno da origem (coordenadas normalizadas com
valor absoluto inferior a 0,4), o que caracteriza um posicionamento estratégico
ambíguo, buscando privilegiar tanto o turismo de negócios quanto o de lazer.
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