Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES ESCOLARES: ANÁLISE DE ELEMENTOS MODALIZADORES E AVALIATIVOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autor: LEONARDO MIGUEL
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Coorientador
Catalogação: 22/JAN/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23917
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo observar a argumentação em redações escolares de alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro por meio do estudo de elementos lexicais com função modalizadora e de sequências textuais com valor de julgamento. A fundamentação teórica tomou por base pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) visando à análise da modalidade (Halliday, 1994; Eggins, 2004; Thompson, 2004). A Teoria da Avaliatividade (Martin e White, 2005; Hunston e Thompson, 1999, Stubbs, 1996), especialmente o subsistema de Julgamento, foi utilizada para a investigação da avaliação que os autores assumem e expressam por meio do texto como mensagem. Conceitos das teorias da argumentação (Osakabe, 1999; Possenti, 2001) fundamentaram a observação dos elementos que influenciam a força argumentativa dos textos. A metodologia do trabalho alicerçou-se na pesquisa qualitativa. O corpus selecionado para análise é composto de redações de alunos do Ensino Médio, produzidas em aulas da disciplina Produção Textual. A análise dos textos foi desenvolvida em duas etapas complementares: a) descrição e observação dos elementos lexicogramaticais que auxiliavam as estratégias argumentativas pretendidas pelos alunos e; b) descrição, observação e interpretação das sequências e progressão argumentativas com base nos elementos de julgamento identificados nas redações. As considerações levantadas após a observação detalhada dos dados mostram que os textos selecionados apresentam estratégias argumentativas relacionadas aos elementos modalizadores e avaliativos, tais como a polarização e o uso de sequências textuais de julgamento. Os resultados da análise apontam também para uma variação na linearidade argumentativa dos textos e possibilitam a reflexão sobre as práticas pedagógicas no que diz respeito ao ensino de gêneros argumentativos no contexto escolar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF