Título: | ANÁLISE DAS DEMANDAS DE PROCESSAMENTO ASSOCIADAS A TEXTOS E ENUNCIADOS DE PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SAERJINHO | |||||||
Autor: |
PATRICIA CONCEICAO RIBEIRO ARTEIRO ANNECHINE MARCAL |
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Colaborador(es): |
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 15/JAN/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23892 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho tem por objetivo investigar as demandas de processamento relacionadas à resolução de provas de língua portuguesa do SAERJinho, focalizando-se, em particular, fatores de ordem linguístico-textual envolvidos na leitura de textos e enunciados das referidas provas. Na resenha da literatura são apresentadas vertentes teóricas sobre o processamento da leitura, seus aspectos cognitivos, metacognitivos assim como os conceitos de legibilidade e inteligibilidade. Dada a multiplicidade semiótica que caracteriza os textos das provas analisadas, são considerados os conceitos de multimodalidade e multiletramento. Apresenta-se, adicionalmente, literatura relativa a gêneros textuais, tendo em vista a identificação dos gêneros mais recorrentes nas provas examinadas. Uma breve caracterização dos tipos de questão de múltipla escolha usados em provas objetivas também é estabelecida, entendendo-se que aspectos metacognitivos associados à resolução desses tipos de questão podem afetar o desempenho dos alunos nas provas. A fim de compreender os critérios de elaboração das provas, foram considerados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que são a base referencial da Matriz de Referência utilizada na elaboração do SAERJinho. Antes das análises, o SAERJinho foi apresentado. No capítulo da metodologia, são apresentados o corpus da pesquisa, a ferramenta usada para verificar o grau de legibilidade dos textos (Coh-Metrix-Port) e o valor do índice Flesch associado a cada texto. Em seguida, procedeu-se à análise dos gêneros textuais, dos tipos de questão de múltipla escolha e também das habilidades e dos conteúdos específicos cobrados nas questões. Os resultados da pesquisa sinalizaram para a necessidade de se reavaliarem os critérios de elaboração das provas e apontaram ainda para a necessidade urgente de os alunos do Ensino Médio desenvolverem as habilidades necessárias para alcançarem proficiência em leitura (como por exemplo, inferir uma informação implícita em um texto, identificar o tema de um texto, identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros) e, consequentemente, terem bom êxito nas avaliações.
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