Título: | DESIGN: CRÍTICA À NOÇÃO DE METODOLOGIA DE PROJETO | ||||||||||||
Autor: |
FABIANA OLIVEIRA HEINRICH |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 19/DEZ/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22406&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22406&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22406 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo visa uma investigação crítica da noção de metodologia
de projeto no campo do Design. Partindo da concepção recorrente de
que a metodologia de projeto é tida como o norte do campo, isto é, sua
definição enquanto área do conhecimento e prática profissional; observase
ser necessária uma análise desta concepção e suas implicações,
principalmente epistemológicas e políticas. Para isso, desenvolve-se,
primeiramente, um corpus sócio-filosófico com o intuito de construir um
aparato crítico. Posteriormente, organiza-se uma historiografia da noção
de metodologia de projeto no campo do Design, desde suas primeiras
concepções até a contemporaneidade, tanto em âmbito internacional
quanto nacional, com o pressuposto de propiciar uma melhor definição e
contextualização da situação estudada. A seguir, com o intuito de
averiguar e colimar os pontos investigados, analisam-se situações
concretas: as noções de metodologia de projeto em artigos do principal
congresso científico da área no Brasil, o PeD, de edições bienais que
acomodam um recorte de 10 anos (2002-2012, 6 edições). A partir
destes dados, desenvolve-se um texto crítico, o qual discorre sobre as
informações pesquisadas com o intento de desmitificar o status quo
instaurado quanto à metodologia de projeto como norteadora do campo
do Design e todas suas decorrências.
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