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Título: SÓ QUERO SABER DO QUE PODE DAR CERTO, NÃO TENHO TEMPO A PERDER: ESCOLHAS E USOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA EM ESCOLAS MUNICIPAIS
Autor: CAROLINA PENAFIEL DE QUEIRÓZ
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Catalogação: 19/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21326&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21326&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21326
Resumo:
Esta dissertação buscou analisar o processo de escolha dos livros didáticos de História e o uso que se faz deles a partir da fala dos professores de algumas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizando a metodologia de entrevistas e valendo-se da bibliografia sobre saber docente, capital cultural e formas de leitura, foram entrevistados quatorze professores de diferentes regiões da cidade. Além disso, foi feito um levantamento dos livros escolhidos por todos os professores de História da rede municipal e o resultado é surpreendente: apesar de todos os livros do PNLD serem utilizados, a grande maioria dos professores escolheu apenas um, que não é muito bem avaliado pelo PNLD, o que demonstra um desacordo entre as expectativas dos avaliadores do MEC e as dos professores. Tentando entender por que isso ocorria, partimos do princípio que cada leitor se apropria de forma diferente do texto. Por isso, buscamos entender como é o processo de escolha dos livros didáticos em cada escola; quais são os critérios dos professores em suas escolhas; qual o lugar ocupado pelo livro na aula; quais problemas o professor enfrenta na utilização do livro e quais estratégias o professor constrói para a utilização deste material. Os resultados apontam que os professores consideram o PNLD uma política pública muito importante, porém, sentem muita dificuldade no uso dos livros por considerarem seu vocabulário muito distante do universo cultural dos seus alunos. Além disso, não existe um clima favorável à escolha do livro nas escolas, sendo sempre um processo muito corrido, além do guia do PNLD quase não ser uma ferramenta para as suas escolhas.
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