Título: | PBL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE FONOAUDIOLOGIA UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA | ||||||||||||
Autor: |
LÍVIA MIRANDA DE OLIVEIRA FABIANA CRISTINA CARLINO MONIKA MIRANDA DE OLIVEIRA IARA MARIA FERREIRA SANTOS |
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Colaborador(es): | --- | ||||||||||||
Catalogação: | 12/DEZ/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | ARTIGO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20862&idi=1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20862 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este relato de experiência busca retratar a vivência
de situações de ensino-aprendizagem no curso de
fonoaudiologia da Universidade Federal de
Sergipe (campus de Ciências Médicas de Lagarto),
que adota o PBL (Problem Based Learning) como
metodologia exclusiva de ensino. A disciplina
Linguagem na Infância e Adolescência foi
selecionada para relato da experiência de ensino de
fonoaudiologia por meio do PBL. O texto foi
estruturado de modo a apresentar as vivências de
diferentes momentos de uso dessa metodologia
ativa: 1. Iniciou-se pelas sessões tutoriais, que
fundamenta e sustenta teoricamente todas as outras
práticas; 2. Prosseguiu-se com as práticas de
habilidades, que consiste em observar e treinar
avaliação, diagnóstico e procedimentos
terapêuticos; e 3. Finalizou-se com as práticas de
ensino na comunidade (PEC), que é o momento
em que os alunos entram em contato direto com a
realidade de diferentes campos de atuação. Pôde-se
observar que o PBL apresenta diversas vantagens,
tais como o fato de contribuir sobremaneira para a
formação de fonoaudiólogos autônomos, seguros
de suas práticas clínicas devido à imersão precoce
no contexto da prática. Todavia, destacam-se
também nossos conflitos e inquietações enquanto
professoras, diante da necessidade que sentimos de
nos servir de momentos de instrução expositiva,
dada a complexidade dos assuntos e interfaces
contempladas na disciplina em questão.
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