Título: | COMPROMETIMENTO E INTENÇÃO DE TROCA: O CONSUMIDOR E A MARCA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JULIANA WERNECK RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 20/AGO/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20240&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20240&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20240 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O estudo visa testar e analisar hipóteses relacionadas ao comprometimento
do consumidor em relação à marca/produto. Com base em uma análise dos
construtos relacionados ao comprometimento de consumidores identificados na
literatura, o estudo objetiva avaliar a relação destes com a intenção final de troca
de marca, buscando a identificação de efeitos relevantes entre tais construtos. A
revisão da literatura apresenta e discute uma série de modelos e análises de acordo
com o estudo de Bansal, Irving e Taylor (2004) e aborda também a proposta de
modelo de comprometimento bidimensional, já previamente sugerido por Meyer e
Allen em seus estudos na década de 90. Por meio de uma survey, foi coletada uma
amostra de 201 consumidores de serviços de telefonia móvel, todos usuários de
smartphones e residentes do Rio de Janeiro. A análise dos dados e o teste das
hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais,
com as relações avaliadas definindo um modelo de comprometimento
bidimensional, abordando relações afetivas e instrumentais. Foi comprovado no
teste das hipóteses as conclusões uma vez discutidas na literatura: de fato, os
antecedentes: satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca
tem efeitos diretos nos tipos de comprometimento estudados, os quais por sua vez
possuem efeito direto e negativo na intenção do consumidor de trocar ou não de
marca, explicando 59 por cento desta intenção final. Os antecedentes, quando mediados
pelos respectivos comprometimentos também apresentam efeito indireto na
intenção de troca. O modelo estrutural proposto no presente trabalho ilustra tais
relações e sua significância quando se trata de consumidores e produtos. Ressaltase,
ao contrário do modelo de base do estudo realizado por Bansal, Irving e Taylor
(2004), que o comprometimento afetivo foi mais fortemente relacionado com a
intenção de troca do que o comprometimento de continuação, mas ambos
apresentaram bons níveis de significância, presentes também nas demais relações.
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