Título: | DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESCOLAS TÉCNICAS: A VISÃO DE CONTRATANTES E CONTRATADOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
KATIA REGINA BEZERRA |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19748&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19748&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19748 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente estudo visa identificar e analisar de que forma o
desenvolvimento de competências em escolas técnicas corresponde às
necessidades e aos anseios do mercado de trabalho. Em colaboração com o
Programa Prioridade-Rio – Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo
do Estado do Rio de Janeiro, fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de
Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, o estudo aponta
possíveis ações com vistas ao alinhamento das expectativas do mercado de
trabalho com a capacitação profissionalizante. De caráter essencialmente
qualitativo, a metodologia constituiu-se de pesquisas de campo, entre outubro de
2010 a junho de 2011, através de entrevistas transcritas e analisadas e material
bibliográfico teórico. Foram entrevistados 14 profissionais de escolas técnicas de
diferentes localidades do município do Estado do Rio de Janeiro que apresentaram
suas respectivas percepções. Além disso, foram realizadas entrevistas com quatro
líderes de equipe de profissionais, capacitados em instituições de ensino técnico,
que relataram suas expectativas e dificuldades no desenvolvimento de novos
profissionais diante das demandas apresentadas, e três profissionais da área de
recursos humanos que expuseram as dificuldades de atração e retenção desses
profissionais. Foram identificadas lacunas na formação de competências teóricas e
práticas requeridas pelo mercado de trabalho demonstrando desalinhamento e
distância teórica e prática entre mercado e as instituições de ensino. Foram
geradas proposições que sugerem possíveis ações para a construção de
conhecimento, competências e capacitação dos profissionais, contribuindo, assim,
para a melhoria da grade curricular das Instituições de ensino técnico do Rio de
Janeiro.
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