Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA ARQUITETURA PARA APLICAÇÕES DINÂMICAS NCL BASEADAS EM FAMÍLIAS DE DOCUMENTOS
Autor: JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR
Colaborador(es): LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador
Catalogação: 05/JUN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19602&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19602&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19602
Resumo:
A apresentação de aplicações hipermídia dinâmicas pode ser vista em alguns casos como um processo de autoria recursivo, no qual aplicações são recriadas em tempo de apresentação quando modificações no conteúdo são desencadeadas por interações entre a máquina de apresentação e outras entidades (tais como usuários, objetos imperativos, aplicações externas etc.). Em alguns cenários de aplicações hipermídia dinâmicas, é possível identificar um padrão de composição hipermídia que se mantém mesmo após o documento ter sido recriado. Aplicações desse tipo são comuns, por exemplo, em um ambiente de TV Digital Interativa. A existência de um padrão durante a apresentação de uma aplicação para TV Digital Interativa permite estabelecer uma analogia entre os processos de recriar documentos dinamicamente e de especificar aplicações pelo método orientado a templates. Nesse último método, o autor especifica uma aplicação preenchendo lacunas deixadas por um template que representa o padrão de composição hipermídia da aplicação. Analogamente, na recriação dinâmica de documentos o módulo que processa atualizações no documento faz o papel de preencher as lacunas de templates. O objetivo principal do presente trabalho é definir uma arquitetura, inspirada nessa analogia, para estruturar aplicações NCL que podem ser refatoradas dinamicamente e que se mantêm em conformidade com seus respectivos templates. Nested Context Language (NCL) é a linguagem para autoria de aplicações do Sistema Brasileiro de TV Digital terrestre. Para validar a solução proposta, foram desenvolvidas uma aplicação que captura um cenário real de uso e uma ferramenta de autoria que permite especificar graficamente o preenchimento de templates.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF