Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA E VISUAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Autor: JULIANA DA SILVA PASSOS
Colaborador(es): ---
Catalogação: 29/JUL/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17882&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.17882
Resumo:
O presente trabalho tem como intuito discutir a tendência contemporânea de representar o portador de necessidades especiais nos livros didáticos de língua inglesa e de que maneira se dão tais representações. Estas se limitam a grupos específicos de portadores de necessidades especiais – em geral os cadeirantes – e são, via de regra, estabelecidas através da linguagem visual unicamente. Interessa-nos discutir quem é o sujeito representado e que tipo de discurso visual se constrói e com que propósitos. Igualmente, interessa-nos o fato destas representações não se construírem no plano da linguagem escrita e quais as possíveis significações destas representações exclusivamente visuais e como estas contribuem (ou não) para a formação da identidade e do discurso social em torno dos sujeitos representados e da deficiência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF