Título: | ESTUDO EXPERIMENTAL DA REDUÇÃO DE ATRITO EM ESCOAMENTOS EM DUTOS POR ADIÇÃO DE POLÍMERO | |||||||
Autor: |
PATRICK PAQUELET PEREIRA |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15416&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15416 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente trabalho descreve os experimentos realizados para estudar os
efeitos da adição de polímeros sobre os perfis de velocidade de um escoamento
turbulento desenvolvido. O objetivo é estudar os mecanismos de redução de
arraste observando os efeitos causados nos perfis de velocidade e intensidade de
turbulência utilizando a velocimetria por imagem de partículas (PIV) na sua forma
estereoscópica como técnica experimental para medição do campo completo de
velocidade tri-dimensional. Para a realização dos experimentos foi especialmente
projetada e construída uma seção de testes que permitisse a realização de medidas
de queda de pressão, além da medição de velocidades utilizando a técnica óptica
SPIV. Conseguiu-se uma redução no atrito da ordem de 50% antes da degradação
do polímero. Foi possível mostrar que o efeito da redução de arraste pela adição
de polímeros depende diretamente do número de Reynolds do escoamento. Para
Reynolds baixo (< 10(3)) não foi observada redução na perda de carga. No campo
médio de velocidades foi observado um alargamento da camada de transição para
o escoamento com a adição de polímeros, gerando um deslocamento do perfil de
velocidades na região logarítmica.
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