Título: | A INFLUÊNCIA DO BOCA A BOCA ONLINE NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JOMAR ROLLAND BRAGA NETO |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador |
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Catalogação: | 22/JAN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15024&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15024 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O crescimento dos acessos a Internet, o avanço das comunidades online e de
outras formas de se relacionar virtualmente só tem aumentado no Brasil fazendo
com que a rede de computadores faça parte de nossa rotina e também de nossa
comunicação diária. A propaganda boca a boca sempre influenciou os
consumidores desde que o comércio existiu. Perguntar a conhecidos sobre um
produto sempre foi uma opção de receber boas indicações sobre compras. Com a
criação da Internet, surgiu o boca a boca online (eWOM), que mudou um pouco
essa dinâmica, agora apesar do consumidor não conhecer as pessoas que deixam
seus comentários online este confia, mesmo assim, nas suas recomendações. Neste
estudo analisam-se os vários tipos de canais de comunicação do boca a boca na
Internet de maneira a procurar medir a confiança do consumidor eWOM. Usando
de método similar procurou-se avaliar como os comportamentos de socialização e
o desejo de ajudar os outros influencia ou não na produção de comentários no
mundo virtual. O levantamento de dados para esta avaliação foi feito através de
um questionário online respondidos por usuários da Internet. Com estes dados foi
possível analisar a freqüência de contato com o eWOM e o quanto a confiança
nele influência no comportamento de compra dos consumidores.
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