Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: JUVENTUDE, CIDADANIA CRÍTICA E CONFIANÇA POLÍTICA
Autor: PAULO RENATO FLORES DURAN
Colaborador(es): ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador
Catalogação: 13/AGO/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13982&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13982&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13982
Resumo:
O objetivo principal do trabalho é demonstrar as relações entre a maré crescente de cidadania crítica - novo fenômeno das democracias contemporâneas, exposto pelo grau de aquiescência, maior ou menor, dos cidadãos com o regime político - e a confiança, relacionada aos sistemas sociais e político. Seu argumento principal parte de discussões teóricas específicas ao campo de estudos da Sociologia Política; a sugestão é a de que o contexto cívico importa, e é elemento central para o desenvolvimento e sustentação de regimes democratizantes. Para tanto foi importante revisitar os conceitos fundamentais de espaço público, cidadania e sociedade civil na modernidade ocidental, como variáveis instrumentais das teorias de cultura cívica. Da mesma forma, se torna fundamental problematizar esses conceitos e teses a partir das investigações que se debruçam sobre o desenvolvimento da sociedade política brasileira. Utilizamos os dados, quanti e qualitativos, da pesquisa Juventude, Cultura Cívica e Cidadania - realizada entre jovens do Rio de Janeiro, matriculados no ensino médio das redes pública e privada -, de forma tal que pudéssemos adequar os conceitos levantados à idéia de que os cidadãos críticos são aqueles que - assemelhados ao tipo ideal de homo civicus, indivíduo socializado em ambiente democrático - levam ao debate (público ou não) seu otimismo, ceticismo ou pessimismo com relação ao sistema político. A intenção é demonstrar a diferença entre satisfação com o sistema político e adesão ao regime democrático. Foi importante notar que, mesmo descontentes em relação ao sistema político (satisfação), o grau de aquiescência (adesão) ao regime democrático é alto.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF