Título: | A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR | |||||||
Autor: |
SARA MOITINHO DA SILVA |
|||||||
Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 13/JUL/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13867 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente dissertação tem como objetivo conhecer e compreender as
relações das crianças negras no cotidiano escolar de uma escola pública do
município de Niterói. O principal referencial teórico utilizado foram os estudos
sobre multiculturalismo e interculturalismo, assim como as pesquisas realizadas
sobre relações étnicorraciais na escola, focando as crianças negras. Para a análise
do estudo etnográfico, foram utilizados autores do campo da antropologia e dos
estudos sobre sociologia da infância e da criança. A pesquisa de campo, de caráter
qualitativo e inspiração etnográfica, foi realizada no primeiro semestre de 2008 e
supôs observações sistemáticas no cotidiano de uma sala de aula, quatro dias na
semana, durante cinco meses, assim de diferentes espaços escolares - corredor,
recreio, refeitório, entrada e saída, etc-, assim como entrevistas com membros do
corpo docente da escola e diálogos informais com as crianças. A turma estava
formada por 28 crianças, de faixa etária de 7 a 14 anos, do 1ª ano do Ensino
Fundamental.
|
||||||||