Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MAIS ALÉM DOS PARAÍSOS ARTIFICIAIS: A IDENTIDADE DAS TOXICOMANIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autor: ALEXANDRA DE GOUVEA VIANNA
Colaborador(es): JUNIA DE VILHENA - Orientador
Catalogação: 17/MAR/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13165&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13165&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13165
Resumo:
A presente dissertação tem por finalidade traçar um estudo acerca da possibilidade das toxicomanias servirem como um ponto de identificação na sociedade contemporânea, através de quatro vetores fundamentais: a relação de cumplicidade erigida com a figura materna, a inoperância da função paterna, a perda das identificações ideais e o sacrifício do corpo nas toxicomanias. A partir da análise do romance familiar do toxicômano, serão suscitadas questões sobre o que pode estar implicado na sustentação de sua posição. Será levantada, ainda, uma discussão a propósito do diagnóstico estrutural nas toxicomanias.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF