Título: | QUESTIONANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
IVAN PONCIANO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
INES KAYON DE MILLER - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 10/MAR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13115&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13115&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13115 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta pesquisa de caráter qualitativo, interpretativo e naturalista, realizada em sala
de aula e orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright e Miller, 2001;
Allwright, 2003), se define como trabalho-para-entendimento. Trata-se de um trabalho
conjunto feito por professor e alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental visando
promover a reflexão acerca da condição em que os praticantes das atividades de
ensino-aprendizagem se encontram com o intuito de obter um melhor entendimento a
respeito da condição do uso do livro didático de inglês na sala de aula por meio de
atividades pedagógicas com potencial exploratório e, consequentemente, uma
melhoria da qualidade de vida. As produções dos alunos geradas nessas atividades
foram analisadas apoiando-se em conceitos sobre a interação em sala de aula (van
Lier, 1988; Vygotsky, 1978; Allwright e Bailey, 2004), a qualidade de vida (Gieve e
Miller, 2006), o livro didático (Souza, 1999) e as crenças (Araújo, 2006; Barcelos,
2004; Richards e Lockhart, 1994). Os entendimentos atingidos demonstram que os
alunos reconhecem o livro como uma oportunidade de aprendizagem desde que exista
ambiente apropriado. Além disso, há uma evidente preocupação com o professor. A
constatação desses fatos fez com que eles se tornassem mais conscientes da realidade
que vivemos. Foi possível também notar a presença dos princípios da Prática
Exploratória em meio às produções realizadas pelos alunos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|