Título: | OS PRONOMES / FORMAS DE TRATAMENTO NO PORTUGUÊS E A CULTURA BRASILEIRA: AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA E AQUISIÇÃO DE SEGUNDA CULTURA | |||||||
Autor: |
JANE CRISTINA DUARTE DOS SANTOS |
|||||||
Colaborador(es): |
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 22/SET/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12215&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12215&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12215 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho investiga a aquisição dos pronomes tu e você
e das formas de tratamento no português como segunda língua
e a aquisição da cultura brasileira como segunda cultura.
Objetivou-se identificar e caracterizar os fatores gerais
(afetivos e sociais) envolvidos no processo de aquisição,
caracterizar as estratégias de aprendizagem utilizadas,
verificar como os fatores gerais influenciam as estratégias
de aprendizagem usadas e analisar como esses fatores
influenciam na aquisição da segunda cultura. Foram
utilizadas importantes obras que usam o Modelo Sócio-
Educacional de aquisição de segunda língua, além de
outras que abordam os conceitos de aquisição de segunda
cultura. Com os dados da pesquisa, verificou-se que: (i)
grande parte dos alunos estrangeiros que vêm estudar no
Brasil apresenta uma motivação integrativa; (ii) uma das
estratégias de aprendizagem utilizada por esses alunos é a
interação com os brasileiros; (iii) a atitude positiva
diante da interação com os brasileiros e da exposição à
cultura brasileira auxilia a aquisição da língua e da
cultura. Por outro lado, a atitude foi o ponto principal do
estudo, distanciando-se, um pouco, da teoria abordada.
Ainda assim, foi possível constatar que o sucesso da
aquisição da Língua Portuguesa vem acompanhado da aquisição
da cultura brasileira. A pesquisa e o resultado encontrado
podem auxiliar professores e pesquisadores na elaboração
de novos materiais didáticos e no aperfeiçoamento de
metodologias para o ensino do PL2-E.
|
||||||||