Título: | DEMANDA POR TRANSPORTE FERROVIÁRIO: O CASO DO TRANSPORTE DE AÇÚCAR NA MALHA FERROVIÁRIA DA REGIÃO CENTRO-SUL | |||||||
Autor: |
SILVIA ARAUJO DOS REIS |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAR/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11490&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11490&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11490 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O elevado custo de transporte no Brasil dentro da cadeia
logística é notório. Para os produtos agrícolas,
principalmente para as commodities, essa relação é ainda
mais sensível dado o fato destes produtos não possuírem
grande valor agregado. O açúcar, em especial, por ser
considerado como uma tendência agrícola do País, destaca-se
como um ponto crítico no setor. Neste, e em outros casos, o
transporte ferroviário aparece como solução para o
escoamento da produção a preços competitivos. Assim,
visando contribuir com o desenvolvimento da economia do
País, o principal objetivo deste estudo é identificar a
demanda potencial para o transporte ferroviário de açúcar.
Mais especificamente, essa dissertação contribui com
análise da malha ferroviária Centro-Sul, que se configura
atualmente como principal meio de escoamento da produção
nesta região. Primeiramente é estimada a produção futura de
açúcar. Em seguida é feito um levantamento dos gargalos
analisando a capacidade brasileira de escoamento, já
verificando a hipótese de impossibilidade de escoamento da
crescente produção futura. As alternativas de escoamento
desta produção são detalhadas e os diversos custos
calculados, de modo que se possa identificar o volume de
carga potencial a ser transportada via ferrovia na região
Centro-Sul. A fatia destinada ao modo rodoviário e a
quantidade detalhada por portos são também encontradas. Com
todas variáveis calculadas, ricas conclusões puderam ser
estabelecidas, concluindo o objetivo deste trabalho.
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