Título: | AÍ DÁ PRA ENTENDER COMO A GENTE NÃO CONSEGUE TRABALHAR: PROJEÇÕES DO SELF DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA, QUESTÕES DO AMBIENTE ESCOLAR E O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FERNANDA HENRIQUES DIAS |
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Colaborador(es): |
INES KAYON DE MILLER - Orientador |
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Catalogação: | 14/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10576&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10576&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10576 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Motivada por questionamentos presentes ainda durante a
graduação, a
respeito do dia-a-dia do fazer pedagógico principalmente
na escola pública, é que
me coloquei como pesquisadora em duas salas de aula de
Língua Estrangeira em
uma escola pública de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os dados
foram construídos
seguindo princípios da etnografia. Eles são constituídos
por notas expandidas
escritas a partir de notas de campo feitas em duas salas
de aula durante as aulas de
Língua Inglesa e uma entrevista feita com uma professora
de Língua Inglesa.
Analiso o discurso dessa professora, gerado na entrevista,
e o relaciono com as
notas expandidas a fim de observar os aspectos que
influenciam sua prática
pedagógica. Para a análise da entrevista, utilizo o
conceito de footing empregado
por Goffman (2002) de forma a notar os movimentos
discursivos da professora e
algumas facetas de seu self. Desta forma, pretendi buscar
maiores entendimentos
para as questões sobre as práticas pedagógicas surgidas
durante a graduação, ao
mesmo tempo em que refleti sobre questões concernentes à
formação do professor
de Língua Estrangeira e o papel exercido pela pesquisa em
sala de aula durante o
curso de graduação em Letras.
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