Título: | A PRODUÇÃO ESCRITA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PELA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: O ESTUDO DE UM CASO | |||||||
Autor: |
ISABELA GOMES BUSTAMANTE |
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Colaborador(es): |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador |
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Catalogação: | 04/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10495&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10495 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem por objetivo analisar as redações
escritas por alunos
brasileiros de uma mesma turma de curso de inglês assim
como suas respostas aos
questionários e às entrevistas, a fim de investigar,
primeiro, as produções escritas
como gêneros discursivos e, segundo, as percepções dos
alunos acerca dos
gêneros discursivos que produziram. Esta análise é feita
com base nas cinco
características de gêneros propostas por Swales
(1990:58):
propósito
comunicativo, estrutura genérica, estilo, conteúdo e
público-alvo. O estudo
qualitativo foi feito através da análise de vinte e oito
redações escritas por
dezesseis alunos de uma mesma turma de nível avançado de
curso de inglês sobre
dois gêneros distintos e um tipo textual. Foram escritas
dez redações sobre o
gênero carta de conselho, dez sobre resenha de filme e
oito narrativas. Após
responderem um questionário, cinco alunos desta turma
foram entrevistados para
que suas respostas pudessem auxiliar o estudo das suas
redações à luz da teoria de
gêneros discursivos (Swales 1990, 2001). A análise dos
dados mostra que os
alunos têm conhecimento do propósito comunicativo e do
conteúdo dos gêneros
que escreveram, no entanto, eles demonstram uma certa
falta de domínio da
estrutura genérica quando não há um modelo a ser
seguido.
Esta variação
estrutural, contudo, não impede que o evento
comunicativo
seja bem sucedido, a
julgar pelo desempenho dos alunos no curso. Há variação,
também, com relação à
percepção do público-alvo do texto, sendo que ora o
aluno
tem em mente um
leitor imaginário para o seu texto ora ele escreve para
o
professor. Tanto as
entrevistas quanto as redações demonstraram que uma
maior
aquisição lexical e
revisão de estruturas gramaticais são pertinentes para
que
o aprendiz escreva com
maior fluência e confiança. Os resultados mostram que,
apesar dos alunos terem
conhecimento dos gêneros que produzem, eles necessitam
adquirir maior
autonomia no aprendizado para que saibam investigar suas
próprias dificuldades e possam revisar e consolidar os
conteúdos por si mesmos. A pesquisa aponta na
direção de uma abordagem pedagógica que estimule os
alunos
a adquirir maior
confiança e fluência ao escrever e produzir os gêneros
de
forma autônoma,
levando-os a uma participação ativa em práticas
discursivas em sua vida social,
profissional e acadêmica.
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