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Título: INGLÊS É ACESSÓRIO? PRECONCEITO INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Autor: ALEXANDRA SIMOES ANDRADE
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 16/JUL/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10130
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as vozes dialógicas envolvidas no contexto de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro em busca de traços que indiquem a existência de possível preconceito em relação ao ensino/aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira. As noções de dialogismo, enunciado, polifonia e voz de Bakhtin ([1977] 2004; [1979] 2003) e de representação de (Bruner, 1996; Celani, 1984; Celani e Magalhães, 2002; Giroux, 1992) permeiam a análise dessas vozes. A investigação realizou-se através de notas de campo geradas dentro da escola pesquisada, de entrevista com uma das professoras de inglês da escola, da análise dos textos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos para Língua Estrangeira (PCN-LE; 1998) e da Reorientação Curricular realizada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2005) buscando-se encontrar, neles ou através deles, vozes conflitantes, possivelmente geradoras de preconceito interdisciplinar na área pesquisada. Diante de um corredor de vozes formado a partir dos dados gerados, percebeu-se como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de outra, assim como a voz da pesquisadora entrelaça-se às outras que ecoam simultaneamente. O confronto de todas as vozes ouvidas aponta um preconceito existente não apenas ao ensino/aprendizagem de língua inglesa na rede Estadual, mas à Língua Estrangeira em geral. As representações de professores encontradas nos Parâmetros, na Reorientação e na entrevista com a professora refletem a necessidade do professor de línguas em constituir-se como um profissional responsável por sua formação contínua. A ausência desta pode gerar, no universo escolar e naqueles que dele participam direta ou indiretamente, atitudes preconceituosas relacionadas ao ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira na rede oficial.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF