Título: | OTIMIZAÇÃO DO DIMENSIONAMENTO DE FROTA ALUGADA PARA DISTRIBUIÇÃO URBANA EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO | ||||||||||||
Autor: |
ANA RAQUEL FERNANDES |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador IGOR TONA PERES - Coorientador |
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Catalogação: | 25/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69749&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69749&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69749 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O transporte de carga é processo fundamental das empresas e garante a
continuidade da cadeia de suprimentos, porém é também a maior fonte de custos,
representando cerca de 60 por cento dos custos logísticos. Dada essa representatividade,
ineficiências do modal rodoviário e busca por redução de emissões, a pressão por
aumento de eficiência e redução de custos é constante nas empresas brasileiras. Em
empresas de alimentos, há também a necessidade do controle de lead-times e nível
de serviço a fim de não comprometer a qualidade do produto. Desta forma, esse
trabalho busca contribuir para redução de custos de frete por meio de otimização do
dimensionamento de frota para distribuição de produto acabado, mesclando entre
frota alugada e terceira, considerando diferentes perfis, custos e eficiências. Para
isso, um estudo de caso foi realizado em uma empresa de alimentos, cuja fábrica
localizada na cidade do Rio de Janeiro atende clientes localizados em todo o estado,
os mesmos segregados por seis regiões. A empresa em questão possui contrato de
aluguel de veículos e de cessão de mão de obra, além de valor tabelado para frete
terceiro. Utilizando o suplemento OpenSolver no MS Excel, foi criada uma
ferramenta para otimização visando minimizar o custo, considerando a demanda
semanal para cada região do estado, capacidade dos veículos, custos de aluguel,
mão de obra e frota terceira. Foram analisados diferentes cenários, com restrições
de perfis maiores na capital, e de disponibilidade geral de veículos contratados.
Como resultado, há a oportunidade de redução entre 15 e 53 por cento do custo de frete sem
considerar restrições de perfil por regiões, apenas a possibilidade de revisão da frota
contratada. Já considerando também a restrição de perfis na capital, há a
oportunidade de redução entre 3 a 9 por cento do custo total de frete.
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