Título: | ANÁLISE DA GESTÃO DE FROTA TERCEIRIZADA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES NO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
MARCELO ANTUNES CAIXAO ZUCARINO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
IGOR TONA PERES - Orientador RAFAEL MARTINELLI PINTO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 25/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68660&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68660&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68660 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação aborda a análise do contingente atual e futuro da frota
terceirizada utilizada pela empresa para a distribuição de óleo lubrificante a granel no
Brasil. O objetivo central é propor uma melhor utilização dos recursos logísticos,
visando ganhos operacionais e financeiros. Inicialmente, é destacada a importância dos
óleos lubrificantes para veículos e equipamentos motorizados e a relevância do
mercado de lubrificantes no contexto econômico brasileiro. Uma análise prévia
fornecida pela companhia revelou que aproximadamente 55 por cento do valor pago em
contrato, valor referente a disponibilidade da frota, às transportadoras não vem sendo
revertido em ganhos para a empresa. Evidenciando um gap na eficiência da operação.
O objetivo dessa dissertação, portanto, é identificar as demandas e projetar cenários
futuros para três propostas principais: reduzir a quantidade de veículos disponíveis,
expandir a operação aumentando os volumes vendidos ou aplicar as duas propostas
simultaneamente, reduzindo o contingente e aumentando os volumes vendidos. A
proposta de expansão do volume vendido no contingente atual indicou um ganho
superior à redução da frota, tendo sido considerados diversos custos e receitas, sendo,
portanto, a opção recomendada. Este trabalho também contribui para a literatura
acadêmica e para a prática empresarial ao fornecer uma visão abrangente sobre a gestão
de frota terceirizada no contexto brasileiro de distribuição de óleos lubrificantes.
Utilizando metodologias quantitativas, foram fornecidas recomendações práticas para
otimizar operações logísticas, melhorando a competitividade e sustentabilidade da
empresa. Ao final desse estudo foram observados possíveis estudos futuros, com o
objetivo de aprofundar mais sobre o tema.
|
|||||||||||||
|