Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE DA GESTÃO DE FROTA TERCEIRIZADA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES NO BRASIL
Autor: MARCELO ANTUNES CAIXAO ZUCARINO
Colaborador(es): IGOR TONA PERES - Orientador
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Coorientador
Catalogação: 25/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68660&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68660&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68660
Resumo:
A presente dissertação aborda a análise do contingente atual e futuro da frota terceirizada utilizada pela empresa para a distribuição de óleo lubrificante a granel no Brasil. O objetivo central é propor uma melhor utilização dos recursos logísticos, visando ganhos operacionais e financeiros. Inicialmente, é destacada a importância dos óleos lubrificantes para veículos e equipamentos motorizados e a relevância do mercado de lubrificantes no contexto econômico brasileiro. Uma análise prévia fornecida pela companhia revelou que aproximadamente 55 por cento do valor pago em contrato, valor referente a disponibilidade da frota, às transportadoras não vem sendo revertido em ganhos para a empresa. Evidenciando um gap na eficiência da operação. O objetivo dessa dissertação, portanto, é identificar as demandas e projetar cenários futuros para três propostas principais: reduzir a quantidade de veículos disponíveis, expandir a operação aumentando os volumes vendidos ou aplicar as duas propostas simultaneamente, reduzindo o contingente e aumentando os volumes vendidos. A proposta de expansão do volume vendido no contingente atual indicou um ganho superior à redução da frota, tendo sido considerados diversos custos e receitas, sendo, portanto, a opção recomendada. Este trabalho também contribui para a literatura acadêmica e para a prática empresarial ao fornecer uma visão abrangente sobre a gestão de frota terceirizada no contexto brasileiro de distribuição de óleos lubrificantes. Utilizando metodologias quantitativas, foram fornecidas recomendações práticas para otimizar operações logísticas, melhorando a competitividade e sustentabilidade da empresa. Ao final desse estudo foram observados possíveis estudos futuros, com o objetivo de aprofundar mais sobre o tema.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF