Título: | TERCEIRIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO VERTICAL: UMA ANÁLISE DO CUSTO BENEFÍCIO NO TRANSPORTE DA MARINHA DO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
DANIEL OLIVEIRA FERNANDES CARVALHO |
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Colaborador(es): |
FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Coorientador |
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Catalogação: | 26/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67736&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67736&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67736 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A atividade logística de transporte, cuja finalidade principal é distribuir o
material de forma rápida e eficiente, é um elo fundamental na cadeia de
suprimentos. No caso da Marinha do Brasil, que transporta anualmente, em média,
cerca de 89 milhões de reais em itens, entre os quais fardamento, gêneros,
sobressalentes, insumos e equipamentos hospitalares, totalizando
aproximadamente 3.500 toneladas, essa finalidade cresce de importância ao
analisarmos os altos valores e complexidade envolvidos nas operações. Nesse
contexto, esta pesquisa objetiva analisar qual o sistema de transportes ideal para o
Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha do Brasil (CDAM): a
atual, através da terceirização dos serviços, ou a proposta, através da integração
vertical, adotando uma frota própria de viaturas com execução dos transportes.
Para esta análise, foram feitas uma revisão de escopo da literatura, entrevistas com
especialistas, estudo de características e custos através da Teoria do Custo Total
de Propriedade (TCO), dimensionamento da frota e análise multicritério por meio
do Analytical Hierarchy Process (AHP). Conclui-se que o sistema ideal é o da
implementação da integração vertical, com adoção de uma frota própria,
necessitando de uma mudança estratégica, gerencial e operacional dos transportes
na Marinha. Esta pesquisa propõe, ainda, a criação de uma ferramenta tecnológica
de análise automática de custos logísticos com informação no campo estratégico,
de qual modalidade deve ser executada na atividade de transportes, a terceirização
ou a integração vertical através da adoção da frota própria, de acordo com os
parâmetros estudados.
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