Título: | AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INFRAESTRUTURA DO BRT NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
GABRIELA GONZALEZ ESPINOSA |
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Colaborador(es): |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 21/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59639&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59639&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59639 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Brasil, país pioneiro na implantação do BRT, possui alguns corredores
com prioridade para serviços de transporte coletivo por ônibus. O sistema BRT no
Rio de Janeiro começou a ser desenvolvido há tempos, mas ficou parado por fatores
externos até princípio do ano 2021. A partir dessa data, o seu desenvolvimento foi
retomado com uma perspectiva diferente para não cometer os mesmos erros do
passado. O novo modelo pretende eliminar o risco de demanda, assim como fazer
a separação entre fornecimento e operação dos equipamentos, permitindo a
participação de atores especializados. Portanto, neste trabalho pretende determinar
a viabilidade do novo modelo implementado do sistema BRT pela perspectiva
financeira. Foi feito uma pesquisa geral sobre os principais incentivos
governamentais, as características dos BRT e o conhecimento acumulado em
diferentes países para a avaliação do modelo de negócio e contrato desenvolvido
pela Prefeitura. Além disso foram analisados os fluxos de caixa através dos
principais indicadores financeiros. Os resultados mostram que do ponto de vista
financeiro o projeto é rentável e lucrativo. O novo modelo permite também uma
melhoria na eficiência do sistema de transporte público na cidade e o aumento da
satisfação do usuário. A principal contribuição do trabalho é o estudo qualitativo
brindando uma comparação entre as diferentes experiências internacionais neste
âmbito para conhecer os aspectos favoráveis que se possam ajustar a realidade
brasileira da cidade do Rio de Janeiro.
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