Título: | AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO EM PÁTIOS FERROVIÁRIOS PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DE MODELO DE OTIMIZAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
RENATA FERREIRA DE SA |
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Colaborador(es): |
LUCIANA DE SOUZA PESSOA - Orientador FERNANDO MARQUES DE ALMEIDA NOGUEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 08/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55724&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55724&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55724 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho trata do problema real de avaliar a capacidade de processamento
de pátios ferroviários planos de classificação. Nesses pátios, os vagões
são recebidos em trens e movimentam respeitando a disposição dos trilhos e
a formação sequencial do trem de saída. Movimentações ineficientes implicam
em uma capacidade de processamento inferior à potencial do pátio dado seu
layout. O objetivo desta pesquisa é descrever o problema e incitar um método
capaz de calcular a capacidade de processamento de pátios ferroviários planos
de classificação no horizonte estratégico, indicando se existe ou não a necessidade
de um projeto de expansão para garantir atendimento à demanda prevista.
O problema foi modelado através de programação linear inteira mista
(MILP) baseado na teoria de sequenciamento de produção. O modelo foi aplicado
em instâncias de teste, reproduzindo movimentações reais de vagões, e
provou avaliar diferentes layouts adequadamente, porém com elevado tempo
de execução. A inicialização de algumas variáveis binárias do modelo permitiu
um incremento de tamanho nas instâncias, porém ainda inviável para aplicação
na prática.
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