Título: | UMA ANÁLISE DA EXPANSÃO DE CAPACIDADE DO CORREDOR BRT TRANSOESTE PELO MÉTODO DAS OPÇÕES REAIS | ||||||||||||
Autor: |
CARLOS HENRIQUE LOPES DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 19/MAI/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48182&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48182&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48182 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Projetos de infraestrutura de transporte de massa desempenham um
importante papel no planejamento urbano das zonas urbanas, podendo
influenciar na geração de crescimento econômico e o aumento do bemestar social. Entre as variadas opções de modos de transporte de massas
existentes está o BRT, caracterizado por ser um sistema que requer um
curto tempo de implementação, baixo custo de construção, e possui
velocidade operacional e nível de capacidade médios. Em comparação
com outros modos de transporte de maior capacidade, como trens e
metrôs, o BRT é uma opção viável e atraente ao modo de transporte, dado
o ritmo crescente de sua implementação em várias cidades ao redor do
mundo nos últimos anos. Neste estudo, foi feita uma análise do corredor
BRT TransOeste da cidade do Rio de Janeiro, sob a ótica da Teoria das
Opções Reais, com o objetivo de avaliar o valor da opção de expandir a
capacidade de passageiros transportados atualmente naquele corredor. Os
resultados do estudo sugerem que a incorporação de estratégias interativas
das Opções Reais, relativas às decisões de expansão da capacidade
máxima de passageiros do corredor e de adiamento do exercício desta
decisão, contribuíram para aumentar o valor esperado do projeto em
30,63 por cento. Além disso, foi observado que o aporte de recursos realizados pelo
poder concedente contribuiu para aumentar o valor da opção real de
expansão.
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