Título: | (RE)DESENHO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: UMA PESQUISA-AÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
JANAINA SILVEIRA VIZZON |
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Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador PAULA SANTOS CERYNO - Coorientador |
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Catalogação: | 08/FEV/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36673&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36673&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36673 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A melhoria dos processos de negócios é considerada importante para o suporte da competitividade e sustentabilidade das companhias, ganhando assim, destaque na comunidade acadêmica. Neste sentido, a obtenção de melhorias nos processos organizacionais pode ser obtida por meio do (re)desenho dos processos de negócios, o qual é considerado a etapa de maior valor agregado dos projetos de gestão de processos de negócios. Contudo, apesar da existência de uma literatura ampla a respeito da temática de (re)desenho de processos de negócios, as metodologias ou procedimentos estruturados que visam garantir o entendimento da transformação dos processos atuais as-is para futuros to-be ainda são escassos. Neste contexto, visando preencher esta lacuna presente na literatura, este estudo apresenta os achados empíricos e as lições apreendidas durante a realização de uma pesquisa ação com o objetivo de (re)desenhar os processos logísticos de uma empresa de produção cultural. O estudo empírico teve duração de nove meses. Um modelo conceitual de síntese de (re)desenho de processos de negócios organizacionais foi proposto a partir da literatura. Este modelo incorporou três camadas (i.e., organização, processos de negócios e implementação) e guiou a condução do estudo empírico. Diferentes fatores críticos de sucesso e barreiras foram identificados e analisados com foco nas dimensões organizacionais, sociais e técnicas, resultando em contribuições para pesquisadores da academia e para os especialistas da indústria em abordagens de (re)desenho de processos de negócios.
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