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Estatística
Título: SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE CARREGAMENTO EM UMA BASE DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEL
Autor: VANESSA APARECIDA PINHEIRO
Colaborador(es): FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 19/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32749&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32749&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32749
Resumo:
A busca por processos mais eficientes, e que tornem as operações mais produtivas, é constante e importante em um mercado em que as margens de lucros são cada vez menores, principalmente no segmento de combustíveis. Desta forma, as empresas que comercializam derivados de petróleo buscam, através de ferramentas computacionais, melhorarem suas atividades, desde aquelas mais estratégicas até as operacionais que ocorrem no decorrer dos dias. Com o objetivo de buscar oportunidades de melhorias nos processos, este trabalho tem como propósito modelar e simular um processo de carregamento em uma base distribuidora de combustíveis. Foram elaborados 5 cenários com a finalidade de avaliar os processos e recursos disponíveis para realizar carregamentos de caminhões tanques durante um determinado tempo. O modelo foi desenvolvido no software Arena e os resultados foram discutidos por meio de indicadores usados em operações com o foco em aperfeiçoamento de processos de carregamentos de veículos. Os indicadores foram apurados em cada cenário, para validação da capacidade de atendimento de acordo com suas particularidades. Para ratificar o modelo, um cenário foi utilizado e os outros 4 cenários se basearam na variação de tempo de operação e na quantidade de baias disponíveis para o carregamento, com enfoque em entender como seria o atendimento de variações da demanda de consumo. Através das avaliações dos resultados foi verificado que existe um problema de fila na operação e algumas sugestões de melhorias foram expostas no trabalho.
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