Título: | MATRIZ DE PORTFÓLIO DE COMPRAS: UMA METODOLOGIA BASEADA NOS CONCEITOS DE AHP E TCO E A SUA APLICAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
THIAGO GARCIA SARDINHA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 07/NOV/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31933&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31933&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31933 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A gestão do processo de compras ganhou grande importância recentemente, tornando-se hoje um elemento essencial para as organizações empresarias. Essa gestão é um processo complexo e customizado, devido à enorme variedade de produtos e serviços comprados atualmente por uma organização. Portanto, essas empresas precisam de uma ferramenta para agrupar seus bens adquiridos de forma que se possa utilizar a mesma estratégia de compra para todos os grupos de itens com características similares. Neste sentido, muitas organizações vêm utilizando as matrizes de portfólio para ajudá-las a identificar
não só o tipo de estratégia que deve ser adotada na aquisição de seus itens, mas também a profundidade da relação com o fornecedor desses itens (e.g. desenvolver ou não uma aliança estratégica). Apesar da crescente utilização dessas matrizes, a literatura ainda carece de ferramentas para ajudar as
organizações a inserir seus produtos e serviços de compras em suas matrizes. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo oferecer uma metodologia de elaboração de matrizes de portfólios que permita definir o que impacto no lucro e risco de suprimento (eixos da matriz) realmente significam
e como uma organização pode mensurar essas dimensões. No intuito de verificar a viabilidade prática de sua aplicação, essa metodologia contou com uma ferramenta de apoio à decisão, o Processo de Análise Hierárquica – AHP, e com o Custo Total de Propriedade – TCO. A metodologia foi aplicada com sucesso em
uma empresa de mídia ao longo do segundo semestre de 2008.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|