Título: | MODELO DE GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE PROVIMENTO LOGÍSTICO OFFSHORE INTEGRADO | ||||||||||||
Autor: |
ALAN FIRMINO GUERRA DE OLIVEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24583&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24583&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24583 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A indústria de Petróleo enfrenta uma nova realidade com foco na integração
de pessoas, processos e tecnologias, que possibilita a tomada de decisão de forma
mais rápida e consequente otimização da operação, emergindo assim o conceito
de Operações Integradas. Neste âmbito, as principais empresas mundiais desta
indústria possuem programas dedicados à integração operacional da sua cadeia.
Os primeiros ambientes criados eram simplesmente derivados do conceito de salas
de controle operacional, onde a equipe podia monitorar a operação e realizar
comunicação com o pessoal localizado remotamente. Atualmente, as empresas
reconhecem que, além do valor agregado dos ambientes de colaboração
integrados, a integração operacional exige cuidado, avaliação, design e
planejamento da implementação, para garantir que esses ambientes se tornem uma
plataforma para melhorar a comunicação, subsidiar as melhores decisões, permitir
alta qualidade das análises e efetivamente usar um pool de recursos especialistas
para suportar diversas operações simultaneamente. Com base neste contexto, o
objetivo desta dissertação é apresentar um modelo de gestão para implantação de
um centro de provimento logístico offshore integrado. O modelo foi proposto com
base em uma pesquisa-ação realizada em uma unidade de um importante player
da indústria de petróleo. O trabalho ressalta os principais motivadores,
abordagens, vantagens e desvantagens, indicadores de desempenho que podem ser
constituídos, riscos e demais fatores críticos na adoção do modelo de gestão de
um centro de provimento logístico offshore integrado. O modelo foi elaborado de
forma a ser uma abordagem de gestão eficiente para a mitigação das principais
causas de variação nos processos logístico da empresa analisada. A adoção de um
modelo como o proposto representa uma ruptura em detrimento às práticas de
gestão atuais na maioria das empresas, e, portanto, abordagens não convencionais
de gestão de riscos e gestão da mudança são salientadas na dissertação. Por fim,
questões inerentes ao delineamento do modelo conceitual para um modelo que se
aproxime da realidade para a implantação são abordadas e analisadas.
|
|||||||||||||
|