Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELO DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA PARA SUPORTE À DECISÃO NA COMPRA E DISTRIBUIÇÃO DE DUTOS E UMBILICAIS
Autor: FLAVIA GARCIA SERPA
Colaborador(es): SILVIO HAMACHER - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21206&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21206&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21206
Resumo:
A atividade de exploração e produção (EeP) de petróleo no segmento offshore no Brasil apresentou um crescimento vertiginoso nos últimos anos e, com a descoberta do pólo pré-sal da bacia de Santos pela PETROBRAS, a expectativa é de que haja um incremento ainda maior. Dentro da cadeia produtiva de EeP, uma etapa fundamental para garantir a produção de petróleo é a interligação dos equipamentos submarinos às Unidades Estacionárias de Produção. Esta interligação é feita através de dutos (rígidos ou flexíveis) e umbilicais, cujo mercado fornecedor é bastante restrito. Para que estes dutos e umbilicais sejam transportados até a locação, é necessário utilização de bases, que atuam como centro de distribuição na cadeia logística. Este trabalho apresenta um modelo de Programação Linear Inteira Mista cujo objetivo é de apoiar a decisão na compra e distribuição de dutos flexíveis e umbilicais, indicando, para cada demanda dos projetos, qual fábrica e qual base deverá ser utilizada. O modelo também permite uma análise sobre a influência do aumento na capacidade de produção no Brasil em relação aos custos logísticos e fabricação nacional. Como resultado desta análise, por exemplo, poderá ser observado que, em não havendo aumento da capacidade de produção no Brasil, além do que já foi previsto, as compras no mercado nacional, no período 2013 a 2016, representarão em torno de 70 por cento da demanda.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF