Título: | PORTAIS CORPORATIVOS DE COMPRAS: UMA ABORDAGEM DE UMA EMPRESA DE ENERGIA | ||||||||||||
Autor: |
CELSO DOS SANTOS MATOSO LOPES |
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Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador |
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Catalogação: | 05/FEV/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21124&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21124 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O fenômeno da globalização e o crescente avanço tecnológico, a partir do
uso massivo da internet, trouxe a necessidade da criação de mecanismos
competitivos ao novo modelo mercadológico desregulamentado. A geração de
vantagem competitiva torna-se essencial no posicionamento das organizações
frente ao desafio de adaptação à nova ordem mundial. Nesse contexto emergente
da tecnologia como sustentáculo da gestão do conhecimento empresarial, os
portais corporativos passam a ter importância vital no modelo da organização
moderna. A presente dissertação analisa o tema, confrontando as diversas
definições disponíveis na literatura acadêmica atual, e suas nuances de
aplicabilidade prática com base nos desafios, modelos de negócios, arquitetura
desejável e resultados possíveis. No centro da análise dar-se-á foco à utilização de
portais com referência aos processos de aquisição corporativa, exemplificando as
principais características dessa ferramenta, com base no estudo de caso em uma
empresa de energia, na abordagem dos elementos motivadores à adoção,
contextos tecnológicos e empresariais, histórico do processo de implantação e as
mudanças decorrentes da adoção da plataforma. O estudo foi baseado na vivência
do autor com a proximidade à empresa de energia e nas percepções qualitativas
colhidas com os executivos da alta administração e colaboradores desta
corporação. Por fim, como síntese do estudo, são oferecidos insights da situação
real sustentada na referência acadêmica, como mais uma proposta de análise das
lições aprendidas, oportunidades de ganho e visão de futuro na decisão de escolha
pela ferramenta de portais corporativos de compras.
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