Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE DA VARIEDADE DE PRODUTOS OFERECIDA AO CONSUMIDOR NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
Autor: SILVIA BRAFMAN
Colaborador(es): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
Catalogação: 12/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14916
Resumo:
A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo industrial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os custos e obstáculos visualizados pelas perspectivas de operações e de logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para as indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. A presente dissertação é um estudo empírico que tem como objetivo analisar esta gestão na indústria de cosméticos, quantificando, comparando e interpretando o comportamento da variedade de produtos oferecida ao mercado brasileiro, utilizando-se como objeto de estudo o xampu. Como variáveis desse produto, considerou-se divisão de mercado, grupo, grife, marca, finalidade adicional, público alvo, característica, cor, embalagem e fragrância. As análises da pesquisa foram realizadas a partir de uma pesquisa na indústria e de um estudo de caso em uma empresa multinacional no ramo de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Verifica-se como resultado da pesquisa que as variáveis marcas e características são as que mais impactam na geração de diversidade demonstrada ao consumidor e que não existe um comportamento padrão para a oferta de variedades de xampus. Já com o estudo de caso, por outro lado, pode-se concluir que a gestão da variedade de produtos está associada à gestão da cadeia de suprimentos (SCM) com intenso uso da técnica de resposta eficiente ao consumidor (ECR).
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF