Título: | GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL | |||||||
Autor: |
AUGUSTO DA CUNHA REIS |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 17/ABR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13389 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes
indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo
empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os
benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos
provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão
se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é
elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que
tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade
de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como
objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco
maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como
variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se
plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização,
transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim),
opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias
(factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia
automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com
que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir
da fábrica de automóveis.
|
||||||||