Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRUTURAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM DEPARTAMENTO DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA DE SERVIÇOS
Autor: SANDRA HELENA DA SILVA
Colaborador(es): SILVIO HAMACHER - Orientador
Catalogação: 03/JUL/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11872&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11872&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11872
Resumo:
Dentro do paradigma de um cenário globalizado, onde as organizações se vêem num contexto de mercado cada vez mais competitivo, faz- se necessário repensar a estruturação de um Departamento de Compras que valorize outros aspectos além da simples otimização de custos. Não se trata apenas de proceder à redução de preços, mas também de considerar as variáveis que propiciem melhorias constantes para a maximização da produtividade deste setor, tais como ter uma cultura de qualidade, agregar valor ao produto final e desenvolver parcerias e alianças estratégicas com seus fornecedores. Assim, esse estudo visa analisar como se procede a estruturação de uma Área de Compras, tomando por base objetiva analisar os processos envolvidos nas atividades de Compras Estratégicas, tomando por diretriz modelos de compra estratégicos de Ogden (2003), Clegg e Montgomery (2005) e Kraljic (1983). Para tal fim, utilizou-se de um estudo de caso, numa organização privada brasileira, objetivando correlacionar esta situação real com modelos teóricos de Strategic Sourcing. Dessa forma espera-se com essa dissertação contribuir para um re-direcionamento da estruturação da Área de Compras, no sentido de evoluir de uma prática operacional para um caminho que esteja em consonância com uma visão estratégica.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF