Título: | ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) | |||||||
Autor: |
MARCELO LACERDA DE OLIVEIRA |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 19/FEV/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11338 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O fluxo intenso de mercadorias entre países é uma
característica marcante
da globalização. Isto ocorre porque cada vez mais
empresas
procuram instalar
unidades produtivas próximas aos mercados consumidores,
enquanto que seus
fornecedores situam-se em vários países.
Conseqüentemente,
cresce a
importância do planejamento da movimentação de materiais
dentro de um
sistema logístico internacional. Decisões relativas à
escolha dos meios de
transportes, dos terminais multi-modais de carga, dos
equipamentos para
manuseio, das estratégias de armazenagem, da embalagem e
unitização dos
produtos, e de sistemas de informação, são estratégicas
para o sucesso do
projeto de rede. As cadeias de suprimentos projetadas
pelas multinacionais
automotivas são um dos os maiores exemplos de redes de
fluxos internacionais
de produtos. Neste contexto, a presente dissertação
realiza uma análise da
logística de importação de partes e peças amparadas
pelos
conceitos de
produção, embalagem e transporte Completely-Knocked-Down
(CKD) e Part-By-
Part (PBP), através do estudo de caso dos projetos dos
automóveis Classe A e
Classe C, produzidos pela montadora DaimlerChrysler do
Brasil na sua unidade
produtiva localizada na cidade de Juiz de Fora.
|
||||||||