Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
PPG EM EDUCAÇÃO
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - R - S - T - V - W - Y - Z -  -
Filtro:

Total:    :  R

1 RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU [pt] [en] IT IS SOMETHING SOCIALLY CONSTRUCTED: GENDERS AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL BETWEEN TEACHER AND STUDENT PERCEPTIONS
[pt] É ALGO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO: GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA ENTRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ESTUDANTES
-
-
[pt] [pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+
[en] WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +
2 RAFAEL COELHO VENTURA [pt] [en] PROFESSIONAL TRAJECTORIES OF UNDERGRADUATE COURSE GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES, FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO: A STUDY ABOUT (NOT) ATTRACTIVENESS OF TEACHING
[pt] TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ: UM ESTUDO SOBRE (NÃO) ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA
3 RAFAELA BISACCHI COELHO CORRÊA DE OLIVEIRA [pt] [en] STUDY ABOUT AN INNOVATIVE EDUCATIONAL PROPOSAL IN THE CONTEXT OF AN EDUCATIONAL REFORM OF THE MUNICIPAL EDUCATION NETWORK IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL 
[pt] UM ESTUDO SOBRE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVADORA NO CONTEXTO DE REFORMA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO 
4 RAFAELA FERNANDES TRUGILHO [pt] [pt] APRENDENDO A VIDA DA RUA: BRINCAR, CONVIVER E APRENDER ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
[en] LEARNING THE LIFE OF THE STREET: PLAYING, LIVING TOGETHER AND LEARNING AMONG ADULTS AND CHILDREN
5 RAPHAEL CELESTINO DE ALMEIDA [pt] [pt] O DESTINO DOS MAIS FRACOS: A INCLUSÃO SUBALTERNA: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INSERIDOS EM CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
[en] THE FATE OF THE WEAKEST: SUBORDINATE INCLUSION: A STUD OF STUDENTS PLACED IN LEARNING ACCELERATION CLASSES
6 RAPHAEL MARTINS GOMES [pt] [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
[en] PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES
7 RAQUEL ALEXANDRE PINHO DOS SANTOS [pt] [pt] ISSO É O QUE NÃO MUDOU AINDA: DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA E COTIDIANO ESCOLAR
[en] THAT’S WHAT HAVEN’T CHANGED YET:  SEXUAL DIVERSITY, HOMOPHOBIA AND SCHOOL DAILY
-
-
[pt] [en] RESISTANCES AND EMERGENCIES IN BIOLOGY DEGREES: DISCOURSES AND PRACTICES ON SEXUALITY AND GENDER
[pt] RESISTÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NAS LICENCIATURAS DE BIOLOGIA: DISCURSOS E PRÁTICAS SOBRE SEXUALIDADE E GÊNERO
8 REGINA DE CASSIA MANSO DE ALMEIDA [pt] [pt] ABORDAGENS DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL DO SÉCULO XX 
[en] APPROACHES OF THE PROPORTIONALITY CONCEPT IN MATHEMATICS TEXTBOOKX IN BRAZIL OF THE CENTURY XX 
-
-
[pt] [pt] DEMONSTRAÇÕES EM GEOMETRIA PLANA EM LIVROS-TEXTO NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XIX 
[en] PROOFS OF PLANE GEOMETRY FOUND IN BRAZILIAN TEXTBOOKS SINCE THE XIXTH CENTURY 
9 REGINA LUCIA SILVEIRA MARTINS [pt] [en] ANÁLIA FRANCO AND THE LYCEUM OF THE INSTRUCTIONAL BENEFICENT ASSOCIATION OF SÃO PAULO (1902-1917) 
[pt] ANÁLIA FRANCO E O LICEU DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE INSTRUTIVA DE SÃO PAULO (1902- 1917) 
[fr] ANÁLIA FRANCO ET LE LYCÉE DE L ASSOCIATION BIENFAITRICE INSTRUCTIVE DE SÃO PAULO (1902-1917) 
10 REJANE BRANDÃO SIQUEIRA [pt] [en] DEPLOYMENT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLS: SOLUTION OR PALLIATIVE?
[pt] IMPLANTAÇÃO DE TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL: SOLUÇÃO OU PALIATIVO?
-
-
[pt] [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
[pt] SOU MUITO JOVEM: ESCOLHAS E ESTRATÉGIAS DE JOVENS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
11 RENATA DOS SANTOS SOARES [pt] [pt] O JORNAL DO COMMERCIO E A EDUCAÇÃO 
[en] THE JORNAL DO COMMERCIO AND THE EDUCATION 
-
-
[pt] [en] PROFESSIONALISATION OF TEACHING: THE CONSTRUCTION OF THE EMPLOYMENT CONDITION OF PRIMARY TEACHER IN RIO DE JANEIRO (1854-1926)
[pt] PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: A CONSTRUÇÃO DA CONDIÇÃO LABORAL DO PROFESSOR PRIMÁRIO NO RIO DE JANEIRO (1854-1926)
12 RENATA MAIA CORDEIRO [pt] [pt] O DESENVOLVIMENTO DA TEMPORALIDADE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE OS MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS
[en] THE DEVELOPMENT OF TEMPORALITY IN THE SCHOOLS OF INFANTILE EDUCATION: A LOOK AT THE MATERIALS AND PEDAGOGICAL RESOURCES
13 RENATA REIS CHIOSSI [pt] [en] DEMOCRATIC MANAGEMENT AND INNOVATION IN SECONDARY EDUCATION: THE EXPERIENCE OF THE PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES STATE TECHNICAL SCHOOL (ETEPAM)
[pt] GESTÃO DEMOCRÁTICA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR AGAMEMNON MAGALHÃES
14 RENATO DA COSTA TEIXEIRA [pt] [en] PEDAGOGICAL PROJECT OF THE PHYSIOTHERAPY COURSES IN THE NORTHERN REGION BASED ON THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES:  DIRECTION OF ADHERENCE, POTENTIALITIES AND FRAGILITIES
[pt] PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA DA REGIÃO NORTE À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: (DES)CAMINHOS DA ADERÊNCIA, POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES
15 RENATO PONTES COSTA [pt] [pt] PODER E NEGOCIAÇÃO COMO RELAÇÕES PEDAGÓGICAS: MEMÓRIA DA PESQUISA CONFRONTO DE SISTEMAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO POPULAR
[fr] POUVOIR ET NÉGOCIATION COMME RELATIONS PÉDAGOGIQUES: MÉMOIRE DE LA RECHERCHE CONFRONTATIONS DES SYSTÈMES DE CONNAISSANCES DANS L ÉDUCATION POPULAIRE
16 RICARDO VALADAO SIQUEIRA MATOS [pt] [pt] ESTUDANTES EQUIPADOS: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA PÚBLICA EM AUDIOVISUAIS POSTADOS NO YOUTUBE
[en] STUDENTS EQUIPPED: THE SOCIAL REPRESENTATIONS THE PUBLIC SCHOOL IN AUDIOVISUAL POSTED ON YOUTUBE
17 RITA DE CASSIA DE OLIVEIRA E SILVA [pt] [pt] PROFESSORA, A GENTE É POBRE, PRETO E NÃO TEM NADA A PERDER, A SENHORA VAI FAZER O QUÊ POR NÓS? DEIXA A GENTE JOGAR E PRONTO!: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE
[en] TEACHER, WE ARE POOR AND BLACK AND WE DONT HAVE NOTHING TO LOSE, WHAT ARE YOU GOING TO DO FOR US? LET US PLAY AND GO!: PHYSICAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION AND INTERCULTURALISM
18 RITA DE CASSIA SOUZA LEAL [pt] [en] USES AND APPROPRIATIONS OF THE NO-SCREEN IN THE NETWORK: A COMPARATIVE STUDY ON THE CONDITIONS OF YOUNG PEOPLE TO THE INTERNET IN BRAZIL AND ITALY
[pt] USOS E APROPRIAÇÕES DOS SEM-TELA NA REDE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS JOVENS À INTERNET NO BRASIL E NA ITÁLIA
19 RITA DE CASSIA XIMENES MURY [pt] [en] PROFESSIONALIZATION OF TEACHERS IN ESCOLA DA LADEIRA: BETWEEN STORIES AND TRAJECTORIES, THE POSSIBLE WAY
[pt] PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA DA LADEIRA: ENTRE HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS, O CAMINHO POSSÍVEL
-
-
[pt] [pt] MEMÓRIAS DO/NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS E SENTIDOS
[fr] MÉMOIRES DE L INSTITUT DE L ÉDUCATION DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUIRE DES PRATIQUES ET REDONNER DU SENS
[en] NOVA FRIBURGO INSTITUTE OF EDUCATION AND ITS MEMORIES: (RE) BUILDING PRACTICE AND SIGNIFICANCE
20 RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE [pt] [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES 
[en] THE RURAL SCHOOL AND ITS TEACHER IN CAMPO DAS VERTENTES 
21 RITA MARISA RIBES PEREIRA [pt] [pt] NOSSOS COMERCIAIS , POR FAVOR ! : INFÂNCIA , TELEVISÃO E PUBLICIDADE
[en] OUR ADVERTISEMENTS , PLEASE ! :  CHILDHOOD, TELEVISIONAND ADVERTISING
22 RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA [pt] [en] CHILDREN AND TELEVISION: A STUDY OF INFANTILE AUDIENCE AND INTERVENING FACTORS
[pt] CRIANÇAS E TELEVISÃO: UM ESTUDO DE AUDIÊNCIA INFANTIL E DE FATORES INTERVENIENTES
-
-
[pt] [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
[en] YOUNG PEOPLE OF THE PUBLIC MUNICIPAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: DIGITAL MEDIA USES AND COMPUTER SKILLS
23 RITA VILANOVA PRATA [pt] [pt] A CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: MUDANÇA DISCURSIVA, MEDIAÇÕES E TENSÕES NA DINÂMICA DE PRODUÇÃO DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA
[en] CITIZENSHIP IN SCIENCE SCHOOL TEXTBOOKS: DISCURSIVE CHANGE, MEDIATIONS AND TENSIONS IN THE DYNAMICS OF PUBLIC SCIENCE EDUCATION TEXT PRODUCTION
24 ROBERTA ARAUJO TEIXEIRA [pt] [pt] ESPAÇOS ESCOLARES E HABILIDADES DE LEITURA: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO
[en] SCHOOL SPACES AND READING ABILITIES: A STUDY IN THREE MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO
-
-
[pt] [pt] CULTURAS ESCOLARES E CULTURAS SOCIAIS DE REFERÊNCIA: ESPAÇOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REPRESENTAÇÕES DOCENTES RELACIONADOS À LEITURA
[en] SCHOOL CULTURE AND SOCIAL CULTURE OF REFERENCE: SPACES, FACULTY OFFICES AND TEACHING PRACTICES RELATED TO READING
25 ROBERTA DE BARROS DO REGO MACEDO [pt] [pt] AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE DEMONSTRAÇÃO DO INEP NO RIO DE JANEIRO, NAS DÉCADAS DE 1950/1960 
[en] THE PEDAGOGICAL AND PSYCHO-PEDAGOGIC ORIENTATIONS IN THE SCHOOL CONTEXT OF DEMONSTRATION OF THE INEP IN RIO DE JANEIRO, IN THE 1950/1960 DECADES 
-
-
[pt] [fr] L INSTITUT DE RECHERCHE EN ÉDUCATION DANS LE DISTRICT FÉDÉRAL DURANT LES ANNÉES 1930 
[pt] O INSTITUTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL NOS ANOS DE 1930 
[en] THE INSTITUTE FOR EDUCATIONAL RESEARCH IN THE FEDERAL DISTRICT DURING THE 1930S 
26 ROBERTO MEIRELES PINHEIRO [pt] [pt] PERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO
[en] QUALITY PERCEPTION OF DISTANCE LEARNING THROUGH THE INTERNET :  STUDY CASE
27 RODRIGO CORREA MEIRELLES [pt] [pt] A DIGITALIZAÇÃO DA TV E OS CONTEXTOS CULTURAIS 
[en] TV DIGITIZATION AND THE CULTURAL CONTEXTS 
28 RODRIGO ROBERT PORTO [pt] [en] ON LEARNING WITH MOVIES:  A STUDY OF LEANDRO KONDER´S JOURNAL
[pt] SOBRE AS FORMAS DE SE APRENDER COM O CINEMA: UM ESTUDO ATRAVÉS DA AGENDA-DIÁRIO DE LEANDRO KONDER
29 RODRIGO RUAN MERAT MORENO [pt] [pt] PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: VOZES, EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
[en] TEACHERS MEN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF RIO DE JANEIRO: VOICES, EXPERIENCES, MEMORIES AND STORIES
30 ROGERIO DRAGO [pt] [en] CHILDHOOD, PRESCHOOL AND INCLUSION: CASE STUDY IN VITÓRIA
[pt] INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM VITÓRIA
31 ROGERIO ZAIM DE MELO [pt] [pt] JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
[en] PLAY OF PANTANAL CHILDREN AND THE RELATIONSHIP WITH SCHOOL CULTURE: A STUDY IN A ESCOLAS DAS ÁGUAS
32 ROGERS BARROS DE PAULA [pt] [en] EDUCATION ON THE BORDER: A CASE STUDY ON THE FOREIGN PRESENCE AT SCHOOL
[pt] EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ESCOLA
33 RONNY MACHADO DE MORAES [pt] [pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 
[en] THE TEACHING AND LEARNING OF SCIENTIFIC CONCEPTS IN HIGH SCHOOL IN THE CONCEPTION OF THE CULTURAL-HISTORICAL THEORY 
34 ROSALINA PIRES DA LUZ [pt] [en] CLASSROOM USE OF THE SCIENCE SCHOOLBOOK IN PRIMARY SCHOOLS OF THE MUNICIPAL DEPARTMENT OF EDUCATION OF RIO DE JANEIRO: CHALLENGES AND TENSIONS
[pt] O USO DO CADERNO PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E TENSÕES
35 ROSANE CARVALHO LOPES [pt] [en] HEALTH PROMOTION FROM THE PERSPECTIVE OF CRITICAL EDUCATIONAL THEORY: THE RELEVANCE OF EMPOWERMENT, PARTICIPATION, DIALOGICITY
[pt] PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA: A RELEVÂNCIA DO EMPOWERMENT, PARTICIPAÇÃO E DIALOGICIDADE
36 ROSANE KARL RAMOS [pt] [en] INTERNATIONALIZATION PROCESS IN IN-SERVICE EDUCATION: THE TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROGRAM - PDPP
[pt] O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA: O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES - PDPP
37 ROSEMARY BARBEITO PAIS [pt] [pt] COMPETÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II FRENTE À FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
[en] TEACHERS COMPETENCES IN THE EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS: A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE TEACHER RESIDENCE PROGRAMME AT COLÉGIO PEDRO II AND A UNIVERSITY PROGRAMME
38 ROSEMARY FREITAS DOS REIS [pt] [en] FORMATION FOR THE TEACHING OF THE WRITTEN LANGUAGE FOR THE EARLY GRADES 
[pt] FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA 
39 ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA [pt] [pt] O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA 
[en] WHAT CHILDREN TALK, LISTEN TO AND PRACTICE IN THE SCHOOL 
40 ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA ALVES [pt] [pt] INTELECTUAIS E MILITÂNCIA: O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMO ESPAÇO DE PRÁXIS POLÍTICA
[en] INTELLECTUALS AND MILITANCY: THE PERMANENT FORUM FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO AS A SPACE FOR POLITICAL PRACTICE
41 ROSILEIA LUCIA NIEROTKA [pt] [pt] DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSO E CONCLUSÃO NA UFFS
[en] INEQUALITY OF OPPORTUNITIES IN HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY ON ACCESS AND COMPLETION AT UFFS
42 RUBEN PEREZ BUENDIA [es] [pt] DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO
[es] DE QUÉ HABLAMOS CUANDO HABLAMOS DE FORMAR LECTORES Y CIUDADANOS?: LOS DISCURSOS DE LECTURA Y CIUDADANÍA EN LOS DOCUMENTOS DE LA POLÍTICA PÚBLICA DE LECTURA EN MÉXICO
[en] WHAT WE MEAN BY FORM READERS AND CITIZENS?: SPEECHES READING AND CITIZENSHIP DOCUMENTS READING PUBLIC POLICY IN MEXICO
43 RUBENS LUIZ RODRIGUES [pt] [pt] CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE
[en] THE CONSTITUTION OF PUBLIC SPACE AND THE BRAZILIAN PUBLIC SCHOOL:  EQUALITY AND PLURALITY
44 RÔMULO LOUREIRO CASCIANO [pt] [pt] A PROFISSIONALIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO COM LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E EM BIOLOGIA
[en] THE TEACHING PROFESSIONALITY OF BEGINNING TEACHERS: A STUDY OF GRADUATES IN PEDAGOGY AND BIOLOGY
Total: 44

<<