|
|
|
|
1 |
MAILSA CARLA PINTO PASSOS |
[pt] |
[pt] O JONGO, O JOGO, A ONG: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A TRANSMISSÃO DA PRÁTICA CULTURAL DO JONGO EM DOIS GRUPOS DO RIO DE JANEIRO [en] THE JONGO, THE GAME, THE NGO: AN ETHNOGRAPHIC STUDY ABOUT THE TRANSMISSION OF CULTURAL PRACTICES OF JONGO IN TWO GROUPS FROM RIO DE JANEIRO
|
2 |
MANUELA GRILL RODRIGUES |
[pt] |
[pt] JUVENTUDES E ESCOLAS: CLIMA ESCOLAR, MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AUTOEFICÁCIA [en] YOUTH AND SCHOOLS: SCHOOL CLIMATE, MOBILIZATION, PARTICIPATION AND SELF-EFFICACY
|
3 |
MARCELA BRANDÃO CUNHA |
[pt] |
[pt] ROTATIVIDADE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO [en] TEACHER TURNOVER IN RIO DE JANEIRO PUBLIC MUNICIPAL SCHOOLS
|
4 |
MARCELA PAQUELET FONSECA |
[pt] |
[en] ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO [pt] ORGANIZAÇÃO E CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE: O GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO
|
5 |
MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES |
[pt] |
[pt] OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE: ATIVIDADE, STATUS E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO [en] SENSES OF TEACHING WORK: ACTIVITY, STATUS AND EXPERIENCE OF TEACHERS OF SECONDARY EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO
|
6 |
MARCELO BAFICA COELHO |
[pt] |
[en] ARGUMENTATION IN THE UNIVERSITY: POST-GRADUATION: THE PLACE OF REASON? [pt] ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PÓS-GRADUAÇÃO: O LOCAL DA RAZÃO?
|
7 |
MARCELO DA SILVA MACHADO |
[pt] |
[pt] QUANDO SOBRA POUCO PARA SONHAR: O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM REDES LOCAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO [en] WHEN THERE IS LITTLE LEFT TO DREAM: THE FINANCING OF EDUCATION IN LOCAL NETWORKS IN THREE MUNICIPALITIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO
|
8 |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
[pt] |
[en] IS TO TOLERATE A LITTLE? FOR A PHILOSOPHY OF THE EDUCATION STARTING FROM THE CONCEPT OF TOLERANCE [pt] TOLERAR É POUCO?: POR UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA
|
9 |
MARCELO MARQUES PEREIRA |
[pt] |
[pt] A FORMAÇÃO ENTRE O HOMEM EXPERIMENTADO E O ESPÍRITO LIVRE: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA NO ENSINO A PARTIR DE NIETZSCHE E GADAMER [en] EDUCATION BETWEEN EXPERIENCED MAN AND FREE SPIRIT: PHILOSOPHICAL APPROACH BY NIETZSCHE AND GADAMER
|
10 |
MARCIA VILLAS BOAS DOS SANTOS |
[pt] |
[pt] ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI QUE CUMPREM MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS DE SEMILIBERDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES [en] ADOLESCENTS IN CONFLIT WITH LAW FULLFIL SOCIAL-EDUCATIVE MEASURES OF SEMI-LIBERTY: LIMITS AND POSSIBILITIES
|
11 |
MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO |
[pt] |
[en] CURRICULUM, PEDAGOGICAL PRACTICE AND AMAZONIC LITERATURE [pt] CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA
|
12 |
MARCOS ANTONIO MACEDO DAS CHAGAS |
[pt] |
[pt] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PEJ NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO [en] YOUTH AND ADULT EDUCATION: THE PEJ S EXPERIENCE IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
|
13 |
MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO |
[pt] |
[pt] A PERSPECTIVA DE TARSO MAZZOTTI SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO E DA ANÁLISE RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO, A CRÍTICA E A COMPREENSÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS [en] TARSO MAZZOTTI ON THE USE OF ARGUMENTATION AND RHETORICAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT, CRITIQUE AND COMPREHENSION OF PEDAGOGICAL THEORIES
|
14 |
MARCUS TADEU DE SOUZA TAVARES |
[pt] |
[en] IMPASSES IN THE CONSTRUCTION OF A PUBLIC POLICY DIRECTED TO THE AUDIOVISUAL PRODUCTION FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS [pt] IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS ANOS 2000
|
15 |
MARCUS VITOI SILVA |
[pt] |
[en] EFFECTIVENESS AND EQUITY IN A PHILANTHROPIC EDUCATIONAL INSTITUTION [pt] EFICÁCIA E EQUIDADE ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FILANTRÓPICA
|
16 |
MARIA BATISTA LIMA |
[pt] |
[fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE [pt] PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
|
17 |
MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS |
[pt] |
[pt] A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS [en] THE HOME AND ITS MASTERS: EDUCATION AT HOME AS A PRACTICE OF THE ELITES IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY
|
18 |
MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS |
[pt] |
[pt] LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES [en] READING AND WRITING IN SCIENCE CLASSES: POTENTIALITIES AND LIMITATIONS
|
19 |
MARIA CRISTINA DA SILVA GALVAO |
[pt] |
[pt] NÓS SOMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE INSTITUCIONAL E EXCELÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II [en] WE ARE HISTORY S EDUCATION: INSTITUCIONAL IDENTITY AND SCHOOL EXCELLENCE IN COLÉGIO PEDRO II
|
20 |
MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVEIRA |
[pt] |
[en] MOTIVATION TO LEARN FROM HIGH SCHOOL STUDENTS IN RIO DE JANEIRO DURING THE COVID-19 PANDEMIC [pt] MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
|
21 |
MARIA CRISTINA MATOS NOGUEIRA |
[pt] |
[pt] POR QUE NÃO ME DEIXAR FALAR NA LÍNGUA QUE EU QUISER?: EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL [en] WHY NOT LET ME SPEAK IN ANY LANGUAGE I LIKE?: FOREIGN LANGUAGE EDUCATION, IDENTITY AND INTERCULTURAL EDUCATION
|
22 |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO |
[pt] |
[en] INSTANTANEOUS OF VISITS: THE SCHOOL AT CULTURAL CENTER [pt] INSTANTÂNEOS DA VISITA: A ESCOLA NO CENTRO CULTURAL
|
23 |
MARIA DA CONCEICAO CALMON ARRUDA |
[pt] |
[pt] A REFORMA DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: DEMOCRATIZAÇÃO OU CERCEAMENTO? [en] EDUCATIONAL REFORM: DEMOCRACY OR TRIMMING?
|
24 |
MARIA DA GLORIA BAKER BOTELHO |
[pt] |
[en] BLACK AND WHITE PORTRAIT OF MEDIA HYBRIDISM: THE CULTURAL PRACTICES OF FUTURE TEACHERS/PROFESSORS, STUDENTS AT UFRJ [pt] RETRATO EM BRANCO E PRETO DE HIBRIDISMO MIDIÁTICO: PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFRJ, FUTUROS PROFESSORES
|
25 |
MARIA DAS GRACAS DE ARRUDA NASCIMENTO |
[pt] |
[en] LIFE S TRAJECTORIES OF FORMER TEACHERS: THE CONSTITUTION OF PROFESSIONAL HABITUS [pt] TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES: A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS PROFISSIONAIS
|
26 |
MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE |
[pt] |
[en] DIDACTIZED MACHINES: AN ANALYSIS OF THE USES OF COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES IN SCHOOL [pt] MÁQUINAS DIDATIZADAS: UMA ANÁLISE DOS USOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA
|
27 |
MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA |
[pt] |
[pt] CORREÇÃO DE FLUXO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (2009-2014): ASPECTOS DA POLÍTICA E AS TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS [en] FLOW CORRECTION FOR THE MUNICIPAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO (2009-2014): POLICY ASPECTS AND STUDENTS TRAJECTORIES
|
- |
- |
[pt] |
[pt] CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO [en] SCHOOL COUNCILS, DEMOCRATIC MANAGEMENT AND QUALITY OF TEACHING IN FOUR PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
|
28 |
MARIA DE LOURDES SANTOS MELO |
[pt] |
[en] A STUDY OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS OF THE IV CYCLE OF THE MUNICIPAL SYSTEM OF BELEMB [pt] UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM
|
29 |
MARIA DE LOURDES TEIXEIRA BARROS |
[pt] |
[pt] O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E AS POLÍTICAS DIRECIONADAS À REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - 2009 A 2016 [en] THE SCIENCE TEACHING IN THE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE POLICIES AIMED AT MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATION OF THE CITY OF RIO DE JANEIRO – 2009 A 2016
|
30 |
MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA |
[pt] |
[en] PRACTICES AND INTERACTIONS IMPLEMENTATION PROCESSES OF PIBID: ACTORS NOT FORESEEN IN THE FORMULATION OF THE POLICY [pt] PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
|
31 |
MARIA ELENA MARTINEZ |
[pt] |
[pt] DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZACAO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES [en] RETURN TO PUBLIC SCHOOL: EDUCATION AND FORMS OF SOCIABILITY OF THE YOUNG IN POPULAR CLASSES
|
32 |
MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS |
[pt] |
[en] INFLUENCE OF RELIGIOUS NETWORKS IN ACCESSING AND REMAINING IN PUBLIC SCHOOLS WITH GOOD SCHOOL RESULTS [pt] INFLUÊNCIA DAS REDES RELIGIOSAS NO ACESSO E PERMANÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM BONS RESULTADOS ESCOLARES
|
- |
- |
[pt] |
[fr] LE PACTE NATIONAL POUR L ALPHABÉTISATION AU BOM ÂGE (PNAIC) À RIO DE JANEIRO: MISE EN OEUVRE ET (RE) FORMULATION DE LA POLITIQUE [pt] O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTAÇÃO E (RE)FORMULAÇÃO DA POLÍTICA [en] THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE (PNAIC) IN RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTATION AND (RE) FORMULATION OF POLICY
|
33 |
MARIA EMILIA TAGLIARI SANTOS |
[pt] |
[en] BABIES IN THE ART MUSEUM: PROCESSES, RELATIONS AND DISCOVERIES [pt] BEBÊS NO MUSEU DE ARTE: PROCESSOS, RELAÇÕES E DESCOBERTAS
|
34 |
MARIA FRANCISCA MENDES |
[pt] |
[en] PRACTICES, NARRATIVES, AND REFLECTIONS FROM THE JOURNAL OF A TEACHER FOR CHILDREN IN THE LEARNING PROCESS OF READING AND WRITING (ALFABETIZAÇÃO) [pt] PRÁTICAS, NARRATIVAS E REFLEXÕES NO DIÁRIO DE UMA PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO
|
35 |
MARIA INES DE CARVALHO DELORME |
[pt] |
[pt] DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS [en] SUNDAY IS A HAPPY DAY: CHILDREN AND TELEVISION NEWS
|
36 |
MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO |
[pt] |
[pt] CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS [en] MATH CURRICULUM AND EDUCATIONAL DIFFERENCES
|
37 |
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO |
[pt] |
[en] CHILDREN`S RELATIONS AND CONCEPTIONS WITH/OF NATURE: RIO DE JANEIRO [pt] RELAÇÕES E CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS COM/SOBRE A NATUREZA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
|
- |
- |
[pt] |
[en] BETWEEN THE EXPOSED AND THE HIDDEN, MARKS AND VESTIGES FOUND IN CHILDHOOD EDUCATION SCHOOLS YARDS [pt] ENTRE O EXPOSTO E O ESCONDIDO, MARCAS E VESTÍGIOS DE PÁTIOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
|
38 |
MARIA LUIZA CANEDO QUEIROZ DA SILVA |
[pt] |
[en] FAMILIES AND SCHOOLS: SOLIDARY OR SOLITARY AGENTS IN THE CONSTRUCTION OF QUALITY EDUCATION FOR THE NEXT GENERATIONS? [pt] FAMÍLIAS E ESCOLAS: AGENTES SOLIDÁRIOS OU SOLITÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA AS NOVAS GERAÇÕES?
|
39 |
MARIA LUIZA SILVA COSTA |
[pt] |
[pt] FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO [en] PRINCIPALS TRAINING: A CASE STUDY
|
40 |
MARIA MASELLO LETA |
[pt] |
[en] RELATIONS BETWEEN TEACHERS AND WRITING: A STUDY IN TWO SCHOOLS TEACHER TRAINING [pt] RELAÇÕES DE PROFESSORES COM A ESCRITA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO
|
41 |
MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS |
[pt] |
[pt] BEBÊS E LIVROS: RELAÇÃO, SUTILEZA, RECIPROCIDADE E VÍNCULO [fr] BÉBÉS ET LIVRES: RELATION, SUBTILITÉ, RÉCIPROCITÉ ET LIEN
|
42 |
MARIA OCELIA MOTA |
[pt] |
[en] BETWEEN MERITOCRACY AND EQUITY: THE PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ (MAXIMUM SCORE SCHOOL AWARD) THROUGH THE PERCEPTION OF IMPLEMENTING AGENTS [pt] ENTRE A MERITOCRACIA E A EQUIDADE: O PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ NA PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO DE AGENTES IMPLEMENTADORES
|
43 |
MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA |
[pt] |
[en] CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY [pt] CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
|
44 |
MARIA TERESA CAVALCANTI DE OLIVEIRA |
[pt] |
[pt] A EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DO ISEB (1955-1964) [fr] L´ÉDUCATION IDEOLOGIQUE DANS LE PROJET DE DEVELOPMENT NATIONAL D´ISEB INSTITUT SUPÉRIEURE D´ÉTUDES BRÉSILIENNES (1955 - 1964)
|
45 |
MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA |
[pt] |
[en] ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM [pt] ARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU
|
46 |
MARIA TEREZA SCOTTON JOSE |
[pt] |
[pt] A ESCOLARIZAÇÃO DO POEMA OU A POETIZAÇÃO DA ESCOLA: DO INVERSO AO VERSO [en] THE SCHOOLARIZATION OF POEM OR THE POETIZATION OF SCHOOL: FROM THE INVERSE TO THE VERSE
|
47 |
MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES |
[pt] |
[pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP [en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS
|
48 |
MARIANA GOMES COELHO |
[pt] |
[en] RODRIGO FRANÇA AND THE BLACK THEATER: PROJECT, AGENCY AND ANTI-RACIST EDUCATION [pt] RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
|
49 |
MARIANA MONTENEGRO DE MOURA |
[pt] |
[en] CONCEPTIONS OF UNIVERSITY PROFESSOR ABOUT AI IN EDUCATION [pt] PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
|
50 |
MARIANA MUNIZ OLIVEIRA |
[pt] |
[pt] A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ [en] THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ
|
51 |
MARIANA PEREIRA LIMA COUTO ROSA |
[pt] |
[pt] ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ) [en] SCHOOL AND NATURE: THE POINT OF VIEW OF CHILDREN IN COMUNIDADE DAS PEDRAS (VARGEM GRANDE-TERESÓPOLIS/RJ)
|
52 |
MARIANA RONCARATI DE SOUZA ROCHA |
[pt] |
[pt] PRÁTICA DOCENTE E VIDA AFETIVA NA CRECHE: UM ESTUDO DE CASO [en] TEACHING PRACTICE AND AFFECTIONATE LIFE IN KINDERGARTEN: A CASE STUDY
|
53 |
MARILENE DA SILVA |
[pt] |
[pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL [en] THE AUTONOMY IN THE AREA OF ONLINE EDUCATION IN INTERACTIONAL PERSPECTIVE
|
54 |
MARILIA MUNIZ LEAL |
[pt] |
[pt] INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE [en] INVESTMENT OR EXPENSE? THE SOCIAL MEANINGS OF THE CONSUMPTION OF GOODS AND SCHOLASTIC EXPERIENCES BEYOND TUITION
|
55 |
MARINA MEIRA DE OLIVEIRA |
[pt] |
[pt] CORREÇÃO DE FLUXO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E DISCRICIONARIEDADE DOS AGENTES IMPLEMENTADORES [en] FLOW CORRECTION IN A MUNICIPAL SCHOOL IN RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTING AGENTS PERCEPTIONS AND DISCRETION
|
- |
- |
[pt] |
[en] CONFLICT, AMBIGUITY, AND PRINCIPLES OF JUSTICE IN THE DISTRIBUTION OF ENGLISH LANGUAGE PROFICIENCY: THE CONSTRUCTION OF A POLICY PROBLEM AND A CASE STUDY OF IMPLEMENTATION [pt] CONFLITO, AMBIGUIDADE E PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA NA DISTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO DE LÍNGUA INGLESA: A CONSTRUÇÃO DE UM PROBLEMA DE POLÍTICA PÚBLICA E UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO
|
56 |
MARINA PASSOS RIBEIRO DA SILVA |
[pt] |
[pt] CONSTITUIÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: O DITO, O VISTO E O ESCRITO [en] THE TEACHING AUTHORITY CONSTITUTION IN HIGH SCHOOL: THE SAID, THE SEEN AND THE WRITTEN
|
57 |
MARINA PEREIRA DE CASTRO E SOUZA |
[pt] |
[en] EVALUATION POLITICS AND PRACTICES IN DAYCARE CENTERS: A RESEARCH IN THE PUBLIC SYSTEM OF RIO DE JANEIRO [pt] POLÍTICAS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA CRECHE: UMA PESQUISA NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
|
58 |
MARINA Y GONZALES LEAL |
[pt] |
[en] MOBILIZATION OF STATE CAPACITIES: THE PERFORMANCE OF UNDIME AND MUNICIPALITIES IN THE IMPLEMENTATION OF THE BNCC [pt] MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ESTATAIS: A ATUAÇÃO DA UNDIME E DOS MUNICÍPIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
|
59 |
MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES |
[pt] |
[en] CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL [pt] GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE
|
60 |
MARISE PORTO GOMES |
[pt] |
[en] EDUCATION AND TRAINING OF BILINGUAL TEACHERS FOR THE DEAF: DOINGS, KNOWLEDGES AND LEARNINGS [pt] FORMAÇÃO DE PROFESSORES BILÍNGUES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: FAZERES, SABERES E APRENDIZAGENS
|
61 |
MARISOL BARENCO DE MELLO |
[pt] |
[pt] A ZONA DE AMPLIFICAÇÃO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A COGNIÇÃO INFANTIL SITUADA EM CONTEXTO ESCOLAR [en] THE ZONE OF CULTURAL AMPLIFICATION : A STUDY OF THE CHILD COGNITION SITUATED INSCHOOL CONTEXT
|
62 |
MARISTELA GOMES DE SOUZA GUEDES |
[pt] |
[en] EDUCATION IN TERREIROS: THE WAY SCHOOL GET IN TOUCH WITH CHILDREN WHO ARE FAIHFUL TO CANDOMBLÉ [pt] EDUCAÇÃO EM TERREIROS: E COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM CRIANÇAS QUE PRATICAM CANDOMBLÉ
|
63 |
MARLUCE CARVALHO DE SOUZA |
[pt] |
[pt] ESCOLHA DE ESCOLA PELAS CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES [en] SCHOOL CHOICE BY POPULAR CLASS AND THE NEW MIDDLE CLASS: EXPECTATIONS AND POSSIBILITIES
|
64 |
MARLUCE SOUZA DE ANDRADE |
[pt] |
[pt] O SINDICATO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES MILITANTES DO SEPE/CAXIAS [en] SYNDICATE AS A FORMATIVE SPEACE: MILITANT TEACHER TRAJECTORIES FROM SEPE/CAXIAS
|
65 |
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
[pt] |
[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM? [pt] EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO?
|
- |
- |
[pt] |
[en] CURRICULUM FROM KINDERGARTEN AND COMMEMORATIVE DATES: WHAT THEY SAY PROFESSIONALS AND CHILDREN [pt] CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DATAS COMEMORATIVAS: O QUE DIZEM PROFISSIONAIS E CRIANÇAS
|
66 |
MARYANE VIEIRA SAISSE |
[pt] |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO [en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN
|
67 |
MASSUEL DOS REIS BERNARDI |
[pt] |
[pt] ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA FLUMINENSE: UM ESTUDO SOBRE DEZ CURSOS DE PEDAGOGIA [en] ARTS IN TEACHERS S FORMATION OF BAIXADA FLUMINENSE: A STUDY ON TEN PEDAGOGY COURSES
|
68 |
MICHELLE LOPES DE ABREU VARGAS |
[pt] |
[en] AND WHAT S THE USE OF SPEAKING ENGLISH?: FROM COMMON SENSE TO CRITICAL THINKING, A PROCESS OF (TRANS)FORMATION [pt] E FALAR INGLÊS SERVE PRA QUÊ?: DO SENSO COMUM AO PENSAMENTO CRÍTICO, UM PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO
|
69 |
MIRIAM SOARES LEITE |
[pt] |
[pt] CONTRIBUIÇÕES DE BASIL BERNSTEIN E YVES CHEVALLARD PARA A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR [en] CONTRIBUTIONS TO THE DISCUSSION OF SCHOOL KNOWLEDGE PROVIDED BY BASIL BERNSTEIN AND YVES CHEVALLARD
|
- |
- |
[pt] |
[en] BETWEEN BALLGAMES AND MP3S [pt] ENTRE A BOLA E O MP3: DIFERENÇA ADOLESCENTE, DIALOGIA E REGULAÇÃO DO COLETIVO ESCOLAR
|
70 |
MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA |
[pt] |
[pt] APRENDER PARA A VIDA OU PARA O VESTIBULAR?:O ALFABETISMO CIENTÍFICO E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS BIOLÓGICOS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS [en] LEARNING FOR THE LIFE OR FOR THE UNIVERSITY ENTRANCE EXAMINATIONS?: THE SCIENTIFIC LITERACY AND THE SOCIAL CONSTRUCTION OF BIOLOGICAL CONCEPTS AMONG LOW INCOME STUDENTS OF COMMUNITY CLASSES PROPEDEUTIC TO UNIVERSITY ENTRANCE EXAMINATIONS
|
71 |
MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA |
[pt] |
[en] AUDIOVISUAL PRODUCTION IN A MUNICIPAL SCHOOL OF RIO DE JANEIRO: AUDIOVISUAL PEDAGOGY AND SOCIOCOGNITIVE SKILLS [pt] PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PEDAGOGIA AUDIOVISUAL E HABILIDADES SOCIOCOGNITIVAS
|
72 |
MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA |
[pt] |
[en] POLICIES OF AFFIRMATIVE ACTION AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF NA UNDERGRADUATE COURSE IN SOCIAL SERVICES AT THE CATHOLIC UNIVERSITY, RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) [pt] POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO
|
- |
- |
[pt] |
[en] AFFIRMATIVE ACTIONS REGARDING RACE IN PRIMARY EDUCATION AT A SCHOOL OF EXCELLENCE: THE EXPERIENCE AT INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ [pt] AÇÃO AFIRMATIVA DE CORTE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ
|
73 |
MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO |
[pt] |
[pt] CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE [en] MATHEMATICS TEACHING CONCEPTIONS THAT COME FROM TEACHER S PRACTICE
|
74 |
MONICA DE CASSIA VIEIRA WALDHELM |
[pt] |
[pt] COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS [en] HOW HAVE LEARNED SCIENCES ON BASIC EDUCATION A PERSON THAT NOW PRODUCES SCIENCE?: THE IMPORTANCE OF SCIENCE TEACHERS ON THE ACADEMIC AND PROFESSIONAL TRAJECTORY OF RESEARCHERS ON NATURAL SCIENCES FIELD
|
75 |
MONICA MACHADO NEVES RAMOS |
[pt] |
[en] BETWEEN THE ISOLATION AND THE INFORMALITY: LIMITS AND CHALLENGES TO THE PRACTICE OF REFLECTION WITHIN TEACHER FORMATION [pt] ENTRE O ISOLAMENTO E A INFORMALIDADE: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
76 |
MONIQUE GEWERC |
[pt] |
[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS PRÉSCOLAIRES: LA PROPOSITION DE L INSTITUT SUPERIEUR D EDUCATION PRÓ-SABER [pt] FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER [en] TRAINING OF PRE-SCHOOL TEACHERS: THE PROPOSAL OF THE INSTITUTE OF HIGHER EDUCATION PRÓ-SABER
|
- |
- |
[pt] |
[en] CULTURAL TRAINING OF TEACHERS FROM THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION: WHAT MUSEUMS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO OFFER? [fr] FORMATION CULTURELLE DES ENSEIGNANTS: QU OFFRENT LES MUSÉES DE LA VILLE DE RIO DE JANEIRO? [pt] FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO OFERECEM?
|
77 |
MONIQUE MARQUES LONGO |
[pt] |
[pt] PROFESSORA, FALA ALGUMA COISA BOA DA EDUCAÇÃO PRA GENTE, POR FAVOR!: VIOLÊNCIA, ASSERTIVIDADE E PRESSUPOSTOS ARENDTIANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE [en] TEACHER, PLEASE, TELL US SOMETHING GOOD ABOUT EDUCATION!: VIOLENCE, ASSERTIVENESS AND ARENDTIAN S ASSUMPTIONS IN EDUCATORS FORMATION
|
78 |
MÁRCIA CORREA E CASTRO |
[pt] |
[pt] ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) [en] STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007)
|
- |
- |
[pt] |
[en] CORRELATIONS BETWEEN EDUCATIONAL USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND ACADEMIC ACHIEVEMENT: ANALYSIS INVOLVING DATA FROM TIC EDUCAÇÃO 2011 AND PROVA BRASIL [pt] CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL
|
Total: 78
|