Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
PPG EM EDUCAÇÃO
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - R - S - T - V - W - Y - Z -  -
Filtro:

Total:    :  M

1 MAILSA CARLA PINTO PASSOS [pt] [pt] O JONGO, O JOGO, A ONG: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A TRANSMISSÃO DA PRÁTICA CULTURAL DO JONGO EM DOIS GRUPOS DO RIO DE JANEIRO
[en] THE JONGO, THE GAME, THE NGO: AN ETHNOGRAPHIC STUDY ABOUT THE TRANSMISSION OF CULTURAL PRACTICES OF JONGO IN TWO GROUPS FROM RIO DE JANEIRO
2 MANUELA GRILL RODRIGUES [pt] [pt] JUVENTUDES E ESCOLAS: CLIMA ESCOLAR, MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AUTOEFICÁCIA
[en] YOUTH AND SCHOOLS: SCHOOL CLIMATE, MOBILIZATION, PARTICIPATION AND SELF-EFFICACY
3 MARCELA BRANDÃO CUNHA [pt] [pt] ROTATIVIDADE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 
[en] TEACHER TURNOVER IN RIO DE JANEIRO PUBLIC MUNICIPAL SCHOOLS 
4 MARCELA PAQUELET FONSECA [pt] [en] ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
[pt] ORGANIZAÇÃO E CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE: O GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO
5 MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES [pt] [pt] OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE: ATIVIDADE, STATUS E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
[en] SENSES OF TEACHING WORK: ACTIVITY, STATUS AND EXPERIENCE OF TEACHERS OF SECONDARY EDUCATION IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO
6 MARCELO BAFICA COELHO [pt] [en] ARGUMENTATION IN THE UNIVERSITY: POST-GRADUATION: THE PLACE OF REASON?
[pt] ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PÓS-GRADUAÇÃO: O LOCAL DA RAZÃO?
7 MARCELO DA SILVA MACHADO [pt] [pt] QUANDO SOBRA POUCO PARA SONHAR: O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM REDES LOCAIS EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
[en] WHEN THERE IS LITTLE LEFT TO DREAM: THE FINANCING OF EDUCATION IN LOCAL NETWORKS IN THREE MUNICIPALITIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO
8 MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA [pt] [en] IS TO TOLERATE A LITTLE? FOR A PHILOSOPHY OF THE EDUCATION STARTING FROM THE CONCEPT OF TOLERANCE
[pt] TOLERAR É POUCO?: POR UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA
9 MARCELO MARQUES PEREIRA [pt] [pt] A FORMAÇÃO ENTRE O HOMEM EXPERIMENTADO E O ESPÍRITO LIVRE: POSSIBILIDADES DE UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA NO ENSINO A PARTIR DE NIETZSCHE E GADAMER
[en] EDUCATION BETWEEN EXPERIENCED MAN AND FREE SPIRIT: PHILOSOPHICAL APPROACH BY NIETZSCHE AND GADAMER
10 MARCIA VILLAS BOAS DOS SANTOS [pt] [pt] ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI QUE CUMPREM MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS DE SEMILIBERDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES
[en] ADOLESCENTS IN CONFLIT WITH LAW FULLFIL SOCIAL-EDUCATIVE MEASURES OF SEMI-LIBERTY: LIMITS AND POSSIBILITIES
11 MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO [pt] [en] CURRICULUM, PEDAGOGICAL PRACTICE AND AMAZONIC LITERATURE 
[pt] CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA 
12 MARCOS ANTONIO MACEDO DAS CHAGAS [pt] [pt] EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO PEJ NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
[en] YOUTH AND ADULT EDUCATION: THE PEJ S EXPERIENCE IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
13 MARCOS JOSE GOMES CRISTOVAO [pt] [pt] A PERSPECTIVA DE TARSO MAZZOTTI SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO E DA ANÁLISE RETÓRICA PARA O DESENVOLVIMENTO, A CRÍTICA E A COMPREENSÃO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS 
[en] TARSO MAZZOTTI ON THE USE OF ARGUMENTATION AND RHETORICAL ANALYSIS FOR THE DEVELOPMENT, CRITIQUE AND COMPREHENSION OF PEDAGOGICAL THEORIES 
14 MARCUS TADEU DE SOUZA TAVARES [pt] [en] IMPASSES IN THE CONSTRUCTION OF A PUBLIC POLICY DIRECTED TO THE AUDIOVISUAL PRODUCTION FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS 
[pt] IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS ANOS 2000 
15 MARCUS VITOI SILVA [pt] [en] EFFECTIVENESS AND EQUITY IN A PHILANTHROPIC EDUCATIONAL INSTITUTION 
[pt] EFICÁCIA E EQUIDADE ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FILANTRÓPICA 
16 MARIA BATISTA LIMA [pt] [fr] PRATIQUES QUOTIDIENNES ET IDENTITÉS ETHNIQUES: UNE ÉTUDE DANS LE CONTEXTE SCOLAIRE
[pt] PRÁTICAS COTIDIANAS E IDENTIDADES ÉTNICAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO ESCOLAR
17 MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS [pt] [pt] A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS
[en] THE HOME AND ITS MASTERS: EDUCATION AT HOME AS A PRACTICE OF THE ELITES IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY
18 MARIA CORDEIRO DE FARIAS G MATOS [pt] [pt] LER E ESCREVER NAS AULAS DE CIÊNCIAS: POTENCIALIDADES E LIMITES
[en] READING AND WRITING IN SCIENCE CLASSES: POTENTIALITIES AND LIMITATIONS
19 MARIA CRISTINA DA SILVA GALVAO [pt] [pt] NÓS SOMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE INSTITUCIONAL E EXCELÊNCIA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II
[en] WE ARE HISTORY S EDUCATION: INSTITUCIONAL IDENTITY AND SCHOOL EXCELLENCE IN COLÉGIO PEDRO II
20 MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVEIRA [pt] [en] MOTIVATION TO LEARN FROM HIGH SCHOOL STUDENTS IN RIO DE JANEIRO DURING THE COVID-19 PANDEMIC 
[pt] MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 
21 MARIA CRISTINA MATOS NOGUEIRA [pt] [pt] POR QUE NÃO ME DEIXAR FALAR NA LÍNGUA QUE EU QUISER?: EDUCAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
[en] WHY NOT LET ME SPEAK IN ANY LANGUAGE I LIKE?: FOREIGN LANGUAGE EDUCATION, IDENTITY AND INTERCULTURAL EDUCATION
22 MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO [pt] [en] INSTANTANEOUS OF VISITS: THE SCHOOL AT CULTURAL CENTER
[pt] INSTANTÂNEOS DA VISITA: A ESCOLA NO CENTRO CULTURAL
23 MARIA DA CONCEICAO CALMON ARRUDA [pt] [pt] A REFORMA DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: DEMOCRATIZAÇÃO OU CERCEAMENTO?
[en] EDUCATIONAL REFORM: DEMOCRACY OR TRIMMING?
24 MARIA DA GLORIA BAKER BOTELHO [pt] [en] BLACK AND WHITE PORTRAIT OF MEDIA HYBRIDISM: THE CULTURAL PRACTICES OF FUTURE TEACHERS/PROFESSORS, STUDENTS AT UFRJ
[pt] RETRATO EM BRANCO E PRETO DE HIBRIDISMO MIDIÁTICO: PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFRJ, FUTUROS PROFESSORES
25 MARIA DAS GRACAS DE ARRUDA NASCIMENTO [pt] [en] LIFE S TRAJECTORIES OF FORMER TEACHERS: THE CONSTITUTION OF PROFESSIONAL HABITUS
[pt] TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES FORMADORES: A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS PROFISSIONAIS
26 MARIA DAS GRACAS LINO LABRUNIE [pt] [en] DIDACTIZED MACHINES: AN ANALYSIS OF THE USES OF COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES IN SCHOOL
[pt] MÁQUINAS DIDATIZADAS: UMA ANÁLISE DOS USOS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA
27 MARIA DE FÁTIMA MAGALHÃES DE LIMA [pt] [pt] CORREÇÃO DE FLUXO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (2009-2014): ASPECTOS DA POLÍTICA E AS TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS
[en] FLOW CORRECTION FOR THE MUNICIPAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO (2009-2014): POLICY ASPECTS AND STUDENTS TRAJECTORIES
-
-
[pt] [pt] CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO 
[en] SCHOOL COUNCILS, DEMOCRATIC MANAGEMENT AND QUALITY OF TEACHING IN FOUR PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO 
28 MARIA DE LOURDES SANTOS MELO [pt] [en] A STUDY OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS OF THE IV CYCLE OF THE MUNICIPAL SYSTEM OF BELEMB 
[pt] UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM 
29 MARIA DE LOURDES TEIXEIRA BARROS [pt] [pt] O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E AS POLÍTICAS DIRECIONADAS À REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO - 2009 A 2016 
[en] THE SCIENCE TEACHING IN THE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AND THE POLICIES AIMED AT MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATION OF THE CITY OF RIO DE JANEIRO – 2009 A 2016 
30 MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA [pt] [en] PRACTICES AND INTERACTIONS IMPLEMENTATION PROCESSES OF PIBID: ACTORS NOT FORESEEN IN THE FORMULATION OF THE POLICY
[pt] PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
31 MARIA ELENA MARTINEZ [pt] [pt] DE VOLTA À ESCOLA: ESCOLARIZACAO E FORMAS DE SOCIABILIDADE DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES
[en] RETURN TO PUBLIC SCHOOL: EDUCATION AND FORMS OF SOCIABILITY OF THE YOUNG IN POPULAR CLASSES
32 MARIA ELIZABETE NEVES RAMOS [pt] [en] INFLUENCE OF RELIGIOUS NETWORKS IN ACCESSING AND REMAINING IN PUBLIC SCHOOLS WITH GOOD SCHOOL RESULTS 
[pt] INFLUÊNCIA DAS REDES RELIGIOSAS NO ACESSO E PERMANÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM BONS RESULTADOS ESCOLARES 
-
-
[pt] [fr] LE PACTE NATIONAL POUR L ALPHABÉTISATION AU BOM ÂGE (PNAIC) À RIO DE JANEIRO: MISE EN OEUVRE ET (RE) FORMULATION DE LA POLITIQUE
[pt] O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTAÇÃO E (RE)FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
[en] THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE (PNAIC) IN RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTATION AND (RE) FORMULATION OF POLICY
33 MARIA EMILIA TAGLIARI SANTOS [pt] [en] BABIES IN THE ART MUSEUM: PROCESSES, RELATIONS AND DISCOVERIES
[pt] BEBÊS NO MUSEU DE ARTE: PROCESSOS, RELAÇÕES E DESCOBERTAS
34 MARIA FRANCISCA MENDES [pt] [en] PRACTICES, NARRATIVES, AND REFLECTIONS FROM THE JOURNAL OF A TEACHER FOR CHILDREN IN THE LEARNING PROCESS OF READING AND WRITING (ALFABETIZAÇÃO) 
[pt] PRÁTICAS, NARRATIVAS E REFLEXÕES NO DIÁRIO DE UMA PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO 
35 MARIA INES DE CARVALHO DELORME [pt] [pt] DOMINGO É DIA DE FELICIDADE: AS CRIANÇAS E AS NOTÍCIAS
[en] SUNDAY IS A HAPPY DAY: CHILDREN AND TELEVISION NEWS
36 MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO [pt] [pt] CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS 
[en] MATH CURRICULUM AND EDUCATIONAL DIFFERENCES 
37 MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO [pt] [en] CHILDREN`S RELATIONS AND CONCEPTIONS WITH/OF NATURE: RIO DE JANEIRO
[pt] RELAÇÕES E CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS COM/SOBRE A NATUREZA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
-
-
[pt] [en] BETWEEN THE EXPOSED AND THE HIDDEN, MARKS AND VESTIGES FOUND IN CHILDHOOD EDUCATION SCHOOLS YARDS 
[pt] ENTRE O EXPOSTO E O ESCONDIDO, MARCAS E VESTÍGIOS DE PÁTIOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
38 MARIA LUIZA CANEDO QUEIROZ DA SILVA [pt] [en] FAMILIES AND SCHOOLS: SOLIDARY OR SOLITARY AGENTS IN THE CONSTRUCTION OF QUALITY EDUCATION FOR THE NEXT GENERATIONS?
[pt] FAMÍLIAS E ESCOLAS: AGENTES SOLIDÁRIOS OU SOLITÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA AS NOVAS GERAÇÕES?
39 MARIA LUIZA SILVA COSTA [pt] [pt] FORMAÇÃO DE DIRETORES: UM ESTUDO DE CASO
[en] PRINCIPALS TRAINING: A CASE STUDY
40 MARIA MASELLO LETA [pt] [en] RELATIONS BETWEEN TEACHERS AND WRITING: A STUDY IN TWO SCHOOLS TEACHER TRAINING
[pt] RELAÇÕES DE PROFESSORES COM A ESCRITA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO
41 MARIA NAZARETH DE SOUZA SALUTTO DE MATTOS [pt] [pt] BEBÊS E LIVROS: RELAÇÃO, SUTILEZA, RECIPROCIDADE E VÍNCULO
[fr] BÉBÉS ET LIVRES: RELATION, SUBTILITÉ, RÉCIPROCITÉ ET LIEN
42 MARIA OCELIA MOTA [pt] [en] BETWEEN MERITOCRACY AND EQUITY: THE PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ (MAXIMUM SCORE SCHOOL AWARD) THROUGH THE PERCEPTION OF IMPLEMENTING AGENTS
[pt] ENTRE A MERITOCRACIA E A EQUIDADE: O PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ NA PERCEPÇÃO E ATUAÇÃO DE AGENTES IMPLEMENTADORES
43 MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA [pt] [en] CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY 
[pt] CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 
44 MARIA TERESA CAVALCANTI DE OLIVEIRA [pt] [pt] A EDUCAÇÃO IDEOLÓGICA NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL DO ISEB (1955-1964) 
[fr] L´ÉDUCATION IDEOLOGIQUE DANS LE PROJET DE DEVELOPMENT NATIONAL D´ISEB INSTITUT SUPÉRIEURE D´ÉTUDES BRÉSILIENNES (1955 - 1964) 
45 MARIA TERESA JAGUARIBE A DE MOURA [pt] [en] ART AND CHILDHOOD: AN STUDY ABOUT THE INTERACTIONS BETWEEN CHILDREN, ADULTS, AND WORKS OF ART IN MUSEUM
[pt] ARTE E INFÂNCIA: UM ESTUDO DAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS, ADULTOS E OBRAS DE ARTE EM MUSEU
46 MARIA TEREZA SCOTTON JOSE [pt] [pt] A ESCOLARIZAÇÃO DO POEMA OU A POETIZAÇÃO DA ESCOLA: DO INVERSO AO VERSO
[en] THE SCHOOLARIZATION OF POEM OR THE POETIZATION OF SCHOOL: FROM THE INVERSE TO THE VERSE
47 MARIANA CALIFE NOBREGA SOARES [pt] [pt] ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O EFEITO DAS ESCOLAS EEEP
[en] FULL-TIME HIGH SCHOOL IN CEARÁ: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECT OF EEEP SCHOOLS
48 MARIANA GOMES COELHO [pt] [en] RODRIGO FRANÇA AND THE BLACK THEATER: PROJECT, AGENCY AND ANTI-RACIST EDUCATION
[pt] RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
49 MARIANA MONTENEGRO DE MOURA [pt] [en] CONCEPTIONS OF UNIVERSITY PROFESSOR ABOUT AI IN EDUCATION 
[pt] PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO 
50 MARIANA MUNIZ OLIVEIRA [pt] [pt] A MATERIALIDADE DA VIOLÊNCIA EM UMA ESCOLA DA MARÉ 
[en] THE MATERIALITY OF VIOLENCE AT A SCHOOL IN MARÉ 
51 MARIANA PEREIRA LIMA COUTO ROSA [pt] [pt] ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ)
[en] SCHOOL AND NATURE: THE POINT OF VIEW OF CHILDREN IN COMUNIDADE DAS PEDRAS (VARGEM GRANDE-TERESÓPOLIS/RJ)
52 MARIANA RONCARATI DE SOUZA ROCHA [pt] [pt] PRÁTICA DOCENTE E VIDA AFETIVA NA CRECHE: UM ESTUDO DE CASO
[en] TEACHING PRACTICE AND AFFECTIONATE LIFE IN KINDERGARTEN: A CASE STUDY
53 MARILENE DA SILVA [pt] [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL 
[en] THE AUTONOMY IN THE AREA OF ONLINE EDUCATION IN INTERACTIONAL PERSPECTIVE 
54 MARILIA MUNIZ LEAL [pt] [pt] INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE 
[en] INVESTMENT OR EXPENSE? THE SOCIAL MEANINGS OF THE CONSUMPTION OF GOODS AND SCHOLASTIC EXPERIENCES BEYOND TUITION 
55 MARINA MEIRA DE OLIVEIRA [pt] [pt] CORREÇÃO DE FLUXO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E DISCRICIONARIEDADE DOS AGENTES IMPLEMENTADORES
[en] FLOW CORRECTION IN A MUNICIPAL SCHOOL IN RIO DE JANEIRO: IMPLEMENTING AGENTS PERCEPTIONS AND DISCRETION
-
-
[pt] [en] CONFLICT, AMBIGUITY, AND PRINCIPLES OF JUSTICE IN THE DISTRIBUTION OF ENGLISH LANGUAGE PROFICIENCY: THE CONSTRUCTION OF A POLICY PROBLEM AND A CASE STUDY OF IMPLEMENTATION
[pt] CONFLITO, AMBIGUIDADE E PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA NA DISTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO DE LÍNGUA INGLESA: A CONSTRUÇÃO DE UM PROBLEMA DE POLÍTICA PÚBLICA E UM ESTUDO DE CASO DE IMPLEMENTAÇÃO
56 MARINA PASSOS RIBEIRO DA SILVA [pt] [pt] CONSTITUIÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: O DITO, O VISTO E O ESCRITO
[en] THE TEACHING AUTHORITY CONSTITUTION IN HIGH SCHOOL: THE SAID, THE SEEN AND THE WRITTEN
57 MARINA PEREIRA DE CASTRO E SOUZA [pt] [en] EVALUATION POLITICS AND PRACTICES IN DAYCARE CENTERS: A RESEARCH IN THE PUBLIC SYSTEM OF RIO DE JANEIRO
[pt] POLÍTICAS E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA CRECHE: UMA PESQUISA NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
58 MARINA Y GONZALES LEAL [pt] [en] MOBILIZATION OF STATE CAPACITIES: THE PERFORMANCE OF UNDIME AND MUNICIPALITIES IN THE IMPLEMENTATION OF THE BNCC
[pt] MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ESTATAIS: A ATUAÇÃO DA UNDIME E DOS MUNICÍPIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
59 MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES [pt] [en] CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL 
[pt] GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE 
60 MARISE PORTO GOMES [pt] [en] EDUCATION AND TRAINING OF BILINGUAL TEACHERS FOR THE DEAF: DOINGS, KNOWLEDGES AND LEARNINGS
[pt] FORMAÇÃO DE PROFESSORES BILÍNGUES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: FAZERES, SABERES E APRENDIZAGENS
61 MARISOL BARENCO DE MELLO [pt] [pt] A ZONA DE AMPLIFICAÇÃO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE A COGNIÇÃO INFANTIL SITUADA EM CONTEXTO ESCOLAR
[en] THE ZONE OF CULTURAL AMPLIFICATION : A STUDY OF THE CHILD COGNITION SITUATED INSCHOOL CONTEXT
62 MARISTELA GOMES DE SOUZA GUEDES [pt] [en] EDUCATION IN TERREIROS:  THE WAY SCHOOL GET IN TOUCH WITH CHILDREN WHO ARE FAIHFUL TO CANDOMBLÉ
[pt] EDUCAÇÃO EM TERREIROS: E COMO A ESCOLA SE RELACIONA COM CRIANÇAS QUE PRATICAM CANDOMBLÉ
63 MARLUCE CARVALHO DE SOUZA [pt] [pt] ESCOLHA DE ESCOLA PELAS CAMADAS POPULARES E NOVA CLASSE MÉDIA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES
[en] SCHOOL CHOICE BY POPULAR CLASS AND THE NEW MIDDLE CLASS: EXPECTATIONS AND POSSIBILITIES
64 MARLUCE SOUZA DE ANDRADE [pt] [pt] O SINDICATO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES MILITANTES DO SEPE/CAXIAS
[en] SYNDICATE AS A FORMATIVE SPEACE: MILITANT TEACHER TRAJECTORIES FROM SEPE/CAXIAS
65 MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA [pt] [en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION: HOW MANY DATES DO YOU MAKE A CURRICULUM?
[pt] EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO?
-
-
[pt] [en] CURRICULUM FROM KINDERGARTEN AND COMMEMORATIVE DATES: WHAT THEY SAY PROFESSIONALS AND CHILDREN
[pt] CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DATAS COMEMORATIVAS: O QUE DIZEM PROFISSIONAIS E CRIANÇAS
66 MARYANE VIEIRA SAISSE [pt] [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
[en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN
67 MASSUEL DOS REIS BERNARDI [pt] [pt] ARTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA FLUMINENSE: UM ESTUDO SOBRE DEZ CURSOS DE PEDAGOGIA
[en] ARTS IN TEACHERS S FORMATION OF BAIXADA FLUMINENSE: A STUDY ON TEN PEDAGOGY COURSES
68 MICHELLE LOPES DE ABREU VARGAS [pt] [en] AND WHAT S THE USE OF SPEAKING ENGLISH?: FROM COMMON SENSE TO CRITICAL THINKING, A PROCESS OF (TRANS)FORMATION
[pt] E FALAR INGLÊS SERVE PRA QUÊ?: DO SENSO COMUM AO PENSAMENTO CRÍTICO, UM PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO
69 MIRIAM SOARES LEITE [pt] [pt] CONTRIBUIÇÕES DE BASIL BERNSTEIN E YVES CHEVALLARD PARA A DISCUSSÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR 
[en] CONTRIBUTIONS TO THE DISCUSSION OF SCHOOL KNOWLEDGE PROVIDED BY BASIL BERNSTEIN AND YVES CHEVALLARD 
-
-
[pt] [en] BETWEEN BALLGAMES AND MP3S 
[pt] ENTRE A BOLA E O MP3: DIFERENÇA ADOLESCENTE, DIALOGIA E REGULAÇÃO DO COLETIVO ESCOLAR
70 MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA [pt] [pt] APRENDER PARA A VIDA OU PARA O VESTIBULAR?:O ALFABETISMO CIENTÍFICO E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE CONCEITOS BIOLÓGICOS ENTRE ESTUDANTES DE CURSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS
[en] LEARNING FOR THE LIFE OR FOR THE UNIVERSITY ENTRANCE EXAMINATIONS?: THE SCIENTIFIC LITERACY AND THE SOCIAL CONSTRUCTION OF BIOLOGICAL CONCEPTS AMONG LOW INCOME STUDENTS OF COMMUNITY CLASSES PROPEDEUTIC TO UNIVERSITY ENTRANCE EXAMINATIONS
71 MIRNA JULIANA SANTOS FONSECA [pt] [en] AUDIOVISUAL PRODUCTION IN A MUNICIPAL SCHOOL OF RIO DE JANEIRO: AUDIOVISUAL PEDAGOGY AND SOCIOCOGNITIVE SKILLS
[pt] PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PEDAGOGIA AUDIOVISUAL E HABILIDADES SOCIOCOGNITIVAS
72 MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA [pt] [en] POLICIES OF AFFIRMATIVE ACTION AND HIGHER EDUCATION: THE EXPERIENCE OF NA UNDERGRADUATE COURSE IN SOCIAL SERVICES AT THE CATHOLIC UNIVERSITY, RIO DE JANEIRO (PUC-RIO)
[pt] POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO
-
-
[pt] [en] AFFIRMATIVE ACTIONS REGARDING RACE IN PRIMARY EDUCATION AT A SCHOOL OF EXCELLENCE: THE EXPERIENCE AT INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ
[pt] AÇÃO AFIRMATIVA DE CORTE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ
73 MONICA CERBELLA FREIRE MANDARINO [pt] [pt] CONCEPÇÕES DE ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR QUE EMERGEM DA PRÁTICA DOCENTE 
[en] MATHEMATICS TEACHING CONCEPTIONS THAT COME FROM TEACHER S PRACTICE 
74 MONICA DE CASSIA VIEIRA WALDHELM [pt] [pt] COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS
[en] HOW HAVE LEARNED SCIENCES ON BASIC EDUCATION A PERSON THAT NOW PRODUCES SCIENCE?:  THE IMPORTANCE OF SCIENCE TEACHERS ON THE ACADEMIC AND PROFESSIONAL TRAJECTORY OF RESEARCHERS ON NATURAL SCIENCES FIELD
75 MONICA MACHADO NEVES RAMOS [pt] [en] BETWEEN THE ISOLATION AND THE INFORMALITY: LIMITS AND CHALLENGES TO THE PRACTICE OF REFLECTION WITHIN TEACHER FORMATION
[pt] ENTRE O ISOLAMENTO E A INFORMALIDADE: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
76 MONIQUE GEWERC [pt] [fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS PRÉSCOLAIRES: LA PROPOSITION DE L INSTITUT SUPERIEUR D EDUCATION PRÓ-SABER
[pt] FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER
[en] TRAINING OF PRE-SCHOOL TEACHERS: THE PROPOSAL OF THE INSTITUTE OF HIGHER EDUCATION PRÓ-SABER
-
-
[pt] [en] CULTURAL TRAINING OF TEACHERS FROM THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION: WHAT MUSEUMS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO OFFER?
[fr] FORMATION CULTURELLE DES ENSEIGNANTS: QU OFFRENT LES MUSÉES DE LA VILLE DE RIO DE JANEIRO?
[pt] FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO OFERECEM?
77 MONIQUE MARQUES LONGO [pt] [pt] PROFESSORA, FALA ALGUMA COISA BOA DA EDUCAÇÃO PRA GENTE, POR FAVOR!: VIOLÊNCIA, ASSERTIVIDADE E PRESSUPOSTOS ARENDTIANOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
[en] TEACHER, PLEASE, TELL US SOMETHING GOOD ABOUT EDUCATION!: VIOLENCE, ASSERTIVENESS AND ARENDTIAN S ASSUMPTIONS IN EDUCATORS FORMATION
78 MÁRCIA CORREA E CASTRO [pt] [pt] ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
[en] STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET:  TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007)
-
-
[pt] [en] CORRELATIONS BETWEEN EDUCATIONAL USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES AND ACADEMIC ACHIEVEMENT: ANALYSIS INVOLVING DATA FROM TIC EDUCAÇÃO 2011 AND PROVA BRASIL
[pt] CORRELAÇÕES ENTRE USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE ENVOLVENDO DADOS DA TIC EDUCAÇÃO 2011 E PROVA BRASIL
Total: 78

<<