|
|
|
|
| 1 |
MADALENA VAZ PINTO |
[pt] |
[en] MODERNISM IN PORTUGUESE LANGUAGE: PORTUGAL AND BRAZIL [pt] MODERNISMO EM LÍNGUA DESDOBRADA: PORTUGAL E BRASIL
|
| 2 |
MAIRA PORTO FERREIRA |
[pt] |
[pt] O HUMOR NA TRADUÇÃO PARA LEGENDAGEM: O CASO DE WOODY ALLEN EM DESCONSTRUINDO HARRY [en] TRANSLATING HUMOR FOR SUBTITLING: THE CASE OF WOODY ALLEN IN DECONSTRUCTING HARRY
|
| 3 |
MANUELA RODRIGUES FANTINATO |
[pt] |
[pt] MEMÓRIAS ENSAIADAS [fr] MÉMOIRES ESSAYÉES
|
| 4 |
MARA LUCIA FABIANO SOARES |
[pt] |
[pt] O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL [en] THE ROLE OF THE AUTHOR OF COURSE BOOKS FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF AUTHORIAL IDENTITY
|
| 5 |
MARCELA COCKELL MALLMANN |
[pt] |
[en] OPOSITION OF PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES (PPS) AND PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO (PPC) IN VIEIRA’S LETTERS [pt] OPOSIÇÃO DO PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES (PPS) E PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO (PPC) NAS CARTAS DE VIEIRA
|
| 6 |
MARCELA FERREIRA MEDINA DE AQUINO |
[pt] |
[pt] FACES DO POETA POP: O CASO MANOEL DE BARROS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA [en] FACES OF THE POP POET: THE CASE OF MANOEL DE BARROS IN THE BRAZILIAN CONTEMPORARY POETRY
|
| 7 |
MARCELLA DA SILVA CORREA |
[pt] |
[pt] A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE QUATRO CONSELHEIROS TUTELARES ATUANTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE NARRATIVA [en] THE IDENTITY CONSTRUCTION OF FOUR PUBLIC COUNSELORS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO: A NARRATIVE ANALYSIS
|
| 8 |
MARCELLE DE SOUZA CASTRO |
[pt] |
[pt] TRADUÇÃO, ÉTICA E SUBVERSÃO: DESAFIOS PRÁTICOS E TEÓRICOS [en] TRANSLATION, ETHICS AND SUBVERSION: PRACTICAL AND THEORETICAL CHALLENGES
|
| 9 |
MARCELLO DE OLIVEIRA PINTO |
[pt] |
[pt] PRESSUPOSTOS PARA UMA HISTÓRIA DA LITERATURA [en] PRESUPPOSITIONS FOR A HISTORY OF LITERATURE
|
| 10 |
MARCELO D AVILA AMARAL |
[pt] |
[pt] HISTÓRIAS DA NOITE: SENTIDOS DA CIDADE EM JOÃO DO RIO [en] NIGHTLY STORIES: MEANINGS OF THE CITY IN JOÃO DO RIO
|
| 11 |
MARCELO MAGALHAES LEITAO |
[pt] |
[en] MODULATION IN FUGUE: MOVEMENTS AROUND ARTHUR OMAR [pt] MODULAÇÕES EM FUGA: MOVIMENTOS ACERCA DE ARTHUR OMAR
|
| - |
- |
[pt] |
[en] BETWEEN SOUTH AMERICAN WRITING AND THE EUROPEAN SPIRIT: POETRY AND POLITICS IN COLONIAL BRAZIL (1750-1810) [pt] ENTRE LETRA AMERICANA E ESPÍRITO EUROPEU: POESIA E POLÍTICA NO BRASIL COLONIAL (1750-1810)
|
| 12 |
MARCELO MORAES CAETANO |
[pt] |
[fr] GRAMATICALISATION – DE MEILLET À NOS JOURS: PARAMÈTRES POUR UNE RECHERCHE EN PERSPECTIVE PANCHRONIQUE [pt] GRAMATICALIZAÇÃO – DE MEILLET AOS DIAS CONTEMPORÂNEOS : PARÂMETROS PARA UMA PESQUISA SOB PERPECTIVA PANCRÔNICA
|
| 13 |
MARCELO NEVES ALMEIDA |
[pt] |
[en] REFLECTIONS ON WRITING IN THE WORKS OF JORGE LUIS BORGES [pt] REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA NA OBRA DE JORGE LUIS BORGES
|
| 14 |
MARCIA ARAUJO ALMEIDA |
[pt] |
[pt] BLÁ-BLÁ-BLÁ: A PRESENÇA DOS VOCÁBULOS EXPRESSIVOS NA IDENTIDADE LINGÜÍSTICA DO BRASILEIRO E SUA RELEVÂNCIA PARA O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS [en] BLÁ-BLÁ-BLÁ: THE PRESENCE OF THE EXPRESSIVE WORDS IN BRAZILIAN LINGUISTIC IDENTITY AND ITS RELEVANCE FOR PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE
|
| 15 |
MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA |
[pt] |
[en] LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL [pt] OUVINDO A VOZ DO (PRÉ)ADOLESCENTE BRASILEIRO DA GERAÇÃO DIGITAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DESENVOLVIDO NO BRASIL
|
| 16 |
MARCIA DE ASSIS FERREIRA |
[pt] |
[pt] QUANDO ESCREVO, SOLICITO; QUANDO TELEFONO, QUERO: A TRANSITIVIDADE EM GÊNEROS DA ORALIDADE E DA ESCRITA EM PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL E DE CORPUS [en] WHEN I WRITE, I REQUEST; WHEN I TELEPHONE, I WANT: TRANSITIVITY IN ORAL AND WRITTEN GENRES IN A SYSTEMIC FUNCTIONAL AND CORPUS PERSPECTIVE
|
| 17 |
MARCIA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO FEITOSA |
[pt] |
[pt] PALAVRA: UMA ARMA EFICIENTE DE DENÚNCIA E LUTA PELA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. UMA LEITURA DE REGRESSO ADIADO DE MANUEL RUI [en] WORD: AN EFFICIENT WEAPON TO DENOUNCE AND FIGHT FOR THE CONSTRUCTION OF IDENTITY. A READING OF REGRESSO ADIADO BY MANUEL RUI
|
| 18 |
MARCIA MARQUES FREIRE |
[pt] |
[pt] DANDO VOZ AOS APRENDIZES SOBRE A VALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS [en] STUDENTS VIEWS OF THE VALIDITY OF FOREIGN LANGUAGE TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS: PEDAGOGIC APLICATIONS AND IMPLICATIONS
|
| 19 |
MARCIA MILENA SOARES DE SOUSA |
[pt] |
[pt] ERA UMA VEZ... A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO UNIVERSO LOBATIANO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR [en] ONCE UPON A TIME... THE STORYTELLING IN LOBATO’S UNIVERSE: CONTRIBUTIONS TO THE FORMATION OF THE READER
|
| 20 |
MARCIA OLIVE NOVELLINO |
[pt] |
[pt] FOTOGRAFIAS EM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DE SUAS FUNÇÕES E SIGNIFICADOS [en] PHOTOGRAPHS IN AN ENGLISH LANGUAGE COURSE BOOK: AN ANALYSIS OF FUNCTIONS AND MEANINGS
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] IMAGENS EM MOVIMENTO: A MULTIMODALIDADE NO MATERIAL PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA [en] MOVING IMAGES: MULTIMODALITY IN THE TEACHING MATERIALS FOR ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE
|
| 21 |
MARCIA OLIVEIRA MACIEL LOPES |
[pt] |
[pt] LEITURA: UMA CATEGORIA HÍBRIDA? PISTAS DO DISCURSO DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR E PÚBLICA [en] READING AND BELIEFS: HOW DO TEACHERS UNDERSTAND THE READING PROCESS? ANSWERS FROM A SOCIOCOGNITIVE PERSPECTIVE
|
| 22 |
MARCIA PAREDES NUNES |
[pt] |
[pt] A THING SUCH AS THOU: A REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS NEGROS NAS TRADUÇÕES DAS OBRAS DE WILLIAM SHAKESPEARE PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL [en] A THING SUCH AS THOU: THE REPRESENTATION OF BLACK CHARACTERS IN BRAZILIAN TRANSLATIONS OF WILLIAM SHAKESPEARE
|
| 23 |
MARCIA RITA SILVA DA COSTA |
[pt] |
[pt] O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E [en] THE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION
|
| 24 |
MARCIA VIEIRA FRIAS |
[pt] |
[pt] CONTANDO HISTÓRIAS: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM DISCURSO POLÍTICO [en] TELLING STORIES: SELF-PRESENTATION IN POLITICAL DISCOURSE
|
| 25 |
MARCOS FERNANDES DE SOUZA |
[pt] |
[pt] A EXPRESSÃO DO JEITINHO BRASILEIRO EM INTERAÇÕES VIA CALL CENTER [en] THE EXPRESSION OF THE JEITINHO BRASILEIRO IN INTERACTIONS VIA CALL CENTER
|
| 26 |
MARCOS VIDAL COSTA |
[pt] |
[pt] NOME DE GUERRA: O MODERNO MUNDO PORTUGUÊS DE ALMADA NEGREIROS [en] NOME DE GUERRA: THE MODERN ALMADA NEGREIROS PORTUGUESE WORLD
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] A ESCRITA DIARÍSTICA DE JOSÉ GOMES FERREIRA: A ILUMINAÇÃO POR DENTRO DAS PALAVRAS DE TODOS OS DIAS [en] DIARIES-BASED WRITING OF JOSÉ GOMES FERREIRA: OR THE LIGHTING INSIDE THE VERY DAY WORDS
|
| 27 |
MARCOS VINICIUS FIUZA COUTINHO |
[pt] |
[en] MESHES IN THE TEXT: TRUTH AND POWER IN THE NOVEL O DELFIM OF JOSE CARDOSO PIRES [pt] NAS MALHAS DO TEXTO: VERDADE E PODER NO DELFIM, DE JOSÉ CARDOSO PIRES
|
| 28 |
MARIA ALICE ANTUNES |
[pt] |
[pt] O RESPEITO PELO ORIGINAL: UMA ANÁLISE DA AUTOTRADUÇÃO A PARTIR DO CASO DE JOÃO UBALDO RIBEIRO [en] RESPECT FOR THE ORIGINAL TEXT: AN ANALYSIS OF SELF-TRANSLATION BASED ON THE CASE OF THE BRAZILIAN WRITER JOÃO UBALDO RIBEIRO
|
| 29 |
MARIA ANGELA DA SILVA |
[pt] |
[en] ENGLISH FOR TOURISM: A NEEDS ANALYSIS OF THE LEARNING SITUATION AND THE MARKET [pt] INGLÊS PARA A ÁREA DE TURISMO: ANÁLISE DE NECESSIDADES DO MERCADO E DE APRENDIZAGEM
|
| 30 |
MARIA ANGELICA MARQUES COUTINHO |
[pt] |
[pt] ESPAÇO HÍBRIDO: NOVAS NARRATIVAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO [en] HYBRID SPACE: NEW NARRATIVES IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA
|
| 31 |
MARIA APARECIDA CESAR AMORIM |
[pt] |
[pt] O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: OS ELEMENTOS CONECTORES CONJUNTIVOS [en] THE PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE LEARNING-TEACHING PROCESS FOR DEAF PEOPLE: THE CONJUNCTIVE CONNECTORS
|
| 32 |
MARIA CECILIA CARVALHO EGITO |
[pt] |
[en] FUNCTIONAL SYSTEMATIZATION OF THE EVALUATIVE SUFFIXES IN THE BRAZILIAN PORTUGUESE LANGUAGE [pt] SISTEMATIZAÇÃO FUNCIONAL DOS SUFIXOS AVALIATIVOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL
|
| 33 |
MARIA CECILIA MENDES PIMENTEL DE VASCONCELLOS |
[pt] |
[en] A REFLECTION ON THE DOUBLE IN SILVIANO SANTIAGOS NOVELS [pt] UMA REFLEXÃO SOBRE O DUPLO EM ROMANCES DE SILVIANO SANTIAGO
|
| 34 |
MARIA CLAUDIA DE FREITAS |
[pt] |
[en] AUTOMATIC BUILDING OF DOMAIN ONTOLOGIES: DISCUSSION AND RESULTS [pt] ELABORAÇÃO AUTOMÁTICA DE ONTOLOGIAS DE DOMÍNIO: DISCUSSÃO E RESULTADOS
|
| 35 |
MARIA CRISTINA CHAVES DE CARVALHO |
[pt] |
[pt] AQUI O MAR ACABA E A TERRA PRINCIPIA: O LUGAR QUE SE REVELA EM A JANGADA DE PEDRA [en] AQUI O MAR ACABA E A TERRA PRINCIPIA: THE PLACE ANNOUNCES ITSELF IN A JANGADA DE PEDRA
|
| 36 |
MARIA CRISTINA DO REGO MONTEIRO BOMFIM |
[pt] |
[pt] INTELECTUAIS-ARTISTAS E AS CONVERSAÇÕES CONTEMPORÂNEAS ACERCA DA LINGUAGEM [en] INTELLECTUAL ARTISTS AND CONTEMPORARY CONVERSATIONS ABOUT LANGUAGE
|
| 37 |
MARIA CRISTINA LOBO NAME |
[pt] |
[pt] HABILIDADES PERCEPTUAIS E LINGÜÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE GÊNERO NO PORTUGUÊS [en] PERCEPTUAL AND LINGUISTIC ABILITIES IN THE ACQUISITION OF THE PORTUGUESE GENDER SYSTEM
|
| 38 |
MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA |
[pt] |
[pt] A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL [es] LA IMPORTÂNCIA DE LA LITERATURA COMO ELEMENTO DE CONSTRUCCIÓN DEL IMAGINARIO DEL NIÑO CON DISCAPACIDAD VISUAL
|
| 39 |
MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO |
[pt] |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION [pt] TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA
|
| 40 |
MARIA DE FATIMA D H DOS SANTOS |
[pt] |
[en] TRADITION AND FUNCTIONALISM IN THE ANALYSIS OF THE VERBS OF MEASUREMENT (MEASURE, WEIGH, COST AND LAST): A STUDY OF SYNTATIC -SEMANTIC ASPECTS [pt] TRADIÇÃO E FUNCIONALIDADE NA ANÁLISE DE VERBOS DE MEDIDA: UM ESTUDO DE ASPECTOS SINTÁTICOS-SEMÂNTICOS
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] A FUNÇÃO DO VERBO SER NO DISCURSO: UMA VISÃO SISTÊMICO-FUNCIONAL [en] THE FUNCTION OF THE VERB SER [TO BE] IN DISCOURSE: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE
|
| 41 |
MARIA DE LOURDES DUARTE SETTE |
[pt] |
[pt] A VIDA NA SALA DE AULA: PONTO DE ENCONTRO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA COM A PSICANÁLISE [en] LIFE IN THE CLASSROOM: WHERE EXPLORATORY PRACTICE AND PSYCHOANALYSIS MEET
|
| 42 |
MARIA DE LOURDES MORGADO COELHO |
[pt] |
[en] A DIVE IN THE FICTION OF HISTORY [pt] UM MERGULHO NA FICÇÃO DA HISTÓRIA
|
| 43 |
MARIA DE OLIVEIRA MENDES RAMOS |
[pt] |
[pt] A NOMINALIZAÇÃO DE PROCESSOS VERBAIS: PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES [en] VERBAL PROCESSES NOMINALIZATION: SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE OF WRITTEN PRODUCTION IN SECONDARY SCHOOL CONTEXTS
|
| 44 |
MARIA DO CARMO FACO SOARES |
[pt] |
[pt] REVERBERAÇÕES WHITMANIANAS NO UNIVERSO DE PESSOA [en] WHITMANIAN REVERBERATIONS IN PESSOA S UNIVERSE
|
| 45 |
MARIA DO CEU BATISTA MARTINS BAHIENSE |
[pt] |
[en] ANTÓNIO VIEIRA: PROGHETIC VISIONARY [pt] O VISIONARISMO PROFÉTICO DE ANTÓNIO VIEIRA
|
| 46 |
MARIA GRACIEMA ACHE DE ANDRADE |
[pt] |
[pt] A POESIA ARCANGÉLICA DE GEORGES BATAILLE [en] GEORGES BATAILLE`S ARCHANGELICAL POETRY
|
| 47 |
MARIA JEANINE DE MIRANDA SALVATERRA |
[pt] |
[pt] A POSSIBILIDADE DE UMA ESCRITA FEMININA EM LYGIA FAGUNDES TELLES, EM OUTRAS ESCRITORAS E ESCRITORES E O SEU DIÁLOGO COM A CULTURA [en] THE POSSIBILITY OF FEMININE WRITING IN LYGIA FAGUNDES TELLES AND IN OTHER MALE AND FEMALE WRITERS, AND ITS DIALOGUE WITH CULTURE
|
| 48 |
MARIA LUCIA SANTOS DAFLON GOMES |
[pt] |
[pt] IDENTIDADES REFLETIDAS: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DA LITERATURA BRASILEIRA CONSTRUÍDA POR TRADUÇÃO [en] REFLECTED IDENTITIES: A STUDY ON THE IMAGE OF BRAZILIAN LITERATURE PRODUCED BY TRANSLATION
|
| 49 |
MARIA LUIZA MONTEIRO GUIMARAES |
[pt] |
[pt] FALAS DE STELA DO PATROCÍNIO: LINHAS DE FUGA PARA A VIDA [fr] LA PAROLE PARLÉE DE STELLA DO PATROCÍNIO: LIGNES DE FUITE VERS LA VIE
|
| 50 |
MARIA LUIZA PENNA MOREIRA |
[pt] |
[pt] LUIZ CAMILLO: PERFIL INTELECTUAL [en] LUIZ CAMILLO: INTELLECTUAL BIOGRAPHY
|
| 51 |
MARIA NATHALIA MEDEIROS SEGTOVICH |
[pt] |
[pt] A POTÊNCIA DE TRANSUBSTANCIAÇÃO E A POTÊNCIA DE TRANSFIGURAÇÃO NO LIVRO DO DESASSOSSEGO [fr] LA PUISSANCE DE TRANSUBSTANTION ET LA PUISSANCE DE TRANSFIGURATION, DANS LE LIVRE DE L INQUIÉTUDE
|
| 52 |
MARIA RITA COLLOR JOBIM SILVEIRA |
[pt] |
[pt] A REVISTA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA: UM VEÍCULO DE RESISTÊNCIA INTELECTUAL [en] THE REVISTA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA: A PERIODICAL OF INTELLECTUAL RESISTANCE
|
| 53 |
MARIA TERESA FERREIRA BASTOS |
[pt] |
[en] ON MY MOTHERNULLS SIDE: AUTOBIOGRAPHICAL REFLECTIONS [pt] POR PARTE DE MÃE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] UMA INVESTIGAÇÃO NA INTIMIDADE DO PORTRAIT FOTOGRÁFICO [fr] UNE ENQUÊTE DANS L´INTIMITÉ DU PORTRAIT PHOTOGRAPHIQUE
|
| 54 |
MARIA TEREZA CARNEIRO LEMOS |
[pt] |
[pt] A (DE)MISSÃO DO INTELECTUAL: LITERATURA E CULTURA BRASILEIRAS NAS TRANSIÇÕES DOS SÉCULOS [en] THE (DIS)MISSION OF THE INTELLECTUAL: BRAZILIAN LITERATURE AND CULTURE ALONG THE TRANSITION OF CENTURIES
|
| 55 |
MARIA TEREZA LOPES DANTAS |
[pt] |
[en] IDENTITY AND DISCOURSE: ANALYZING THE NARRATIVES OF PSYCHIATRIC PATIENTS DURING A RESEARCH INTERVIEW [pt] TRABALHO, IDENTIDADE E DISCURSO: ANÁLISE DE NARRATIVAS DE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM ENTREVISTA DE PESQUISA
|
| 56 |
MARIANA CUSTÓDIO DO NASCIMENTO |
[pt] |
[en] AMONG GENRES AND MEMORIES: A STUDY ON JOSÉ CARDOSO PIRES` AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVE [pt] ENTRE GÊNEROS E MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE JOSÉ CARDOSO PIRES
|
| 57 |
MARIANA DRATOVSKY AZEVEDO SANTOS |
[pt] |
[pt] O PRESENTE DO INDICATIVO: FORMA, SIGNIFICADO E FUNÇÃO [en] THE PRESENT TENSE: FORM, MEANING AND FUNCTION
|
| 58 |
MARIANA MAIA SIMONI |
[pt] |
[pt] O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL [en] THE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH [fr] DIMENSIONS PERFORMATIVES DE L’EXPÉRIENCE THÉÂTRALE CONTEMPORAINE: UN DIALOGUE CONSTRUCTIVISTE AVEC RENÉ POLLESCH
|
| 59 |
MARIANA MONTENEGRO DE CARVALHO REGO |
[pt] |
[pt] ENCENAÇÕES E TRANSGRESSÕES EM EÇA DE QUEIRÓS: UMA LEITURA DE O PRIMO BASÍLIO E OS MAIAS [en] ROLEPLAYING AND TRANSGRESSION IN EÇA DE QUEIRÓS: A READING OF O PRIMO BASÍLIO AND OS MAIAS
|
| 60 |
MARIANA NEWLANDS SILVEIRA |
[pt] |
[en] BIBLIOMANIA IN THE LITERARY SYSTEM [pt] BIBLIOMANIA NO SISTEMA LITERÁRIO
|
| 61 |
MARIANA PATRICIO FERNANDES |
[pt] |
[en] SENSES IN SCAPE: THE ESPECTATOR AND THE DANCE: A CONTEMPORARY EXPERIENCE [pt] SENTIDOS EM FUGA: O ESPECTADOR E A DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
|
| 62 |
MARIANA PATRÍCIO FERNANDES |
[pt] |
[en] LIFE EMERGED QUICKLY, ONCE CLEARED - EXTINCT: THE CRATION OF STRATEGIES OF ESCAPE IN THE WRITING OF MAURA LOPES CANÇADO [pt] VIDA SURGIDA RÁPIDA, LOGO APAGADA - EXTINTA: A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FUGA DO HOSPÍCIO NA ESCRITA DE MAURA LOPES CANÇADO
|
| 63 |
MARIANA RODRIGUES PIMENTEL |
[pt] |
[fr] FABULATION: LA MÉMOIRE DU FUTUR [pt] FABULAÇÃO: A MEMÓRIA DO FUTURO
|
| 64 |
MARIANA SCHULTZ MOREEUW |
[pt] |
[pt] ASPECTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS EM PEDIDOS DE INFORMAÇÃO NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA APLICABILIDADE AO ENSINO DE PL2E [fr] ASPECTS VERBAUX ET NON VERBAUX DES DEMANDES D INFORMATION EN PORTUGAIS DU BRÉSIL: UNE APPLICABILITÉ À L ENSEIGNEMENT DE PL2E
|
| 65 |
MARIANO DA SILVA PERDIGAO |
[pt] |
[en] AN EARLY DRAFT OF 21ST-CENTURY BRAZILIAN POETRY [pt] PRIMEIROS APONTAMENTOS DA POESIA BRASILEIRA DO SÉCULO XXI
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] INCLUSIVE, ALIÁS: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE CACASO [en] THE INTELLECTUAL CAREER OF CACASO IN THE BRAZILIAN CULTURAL CONTEXT
|
| 66 |
MARILEIDE MENESES E SILVA |
[pt] |
[pt] A MORENINHA: IRREVERÊNCIA E EQUILÍBRIO [en] A MORENINHA: IRREVERENCE AND POISE
|
| 67 |
MARILIA ARAUJO FERNANDES |
[pt] |
[en] FAMILIES AND THE CONSTRUCTION OF SOCIAL IDENTITY OF THE RESIDENTS OF VILA ROSÁRIO [pt] FAMÍLIAS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL DOS MORADORES DE VILA ROSÁRIO
|
| 68 |
MARILIA DE ARAUJO BARCELLOS |
[pt] |
[pt] O SISTEMA LITERÁRIO BRASILEIRO ATUAL: PEQUENAS E MÉDIAS EDITORAS [en] THE CURRENT BRAZILIAN LITERARY SYSTEM: SMALL AND MEDIUM PUBLISHING HOUSES
|
| 69 |
MARILUCE FILIZOLA CARNEIRO PESSOA |
[pt] |
[pt] O PARATEXTO E A VISIBILIDADE DO TRADUTOR [en] THE PARATEXT AND THE TRANSLATOR`S VISIBILITY
|
| 70 |
MARILUCIA MARQUES DO ESPIRITO SANTO |
[pt] |
[pt] DE OIAPOQUE A SAINT- GEORGES: UMA PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA EM MEIO ESCOLAR NA FRONTEIRA BRASIL E GUIANA FRANCESA [en] FROM OIAPOQUE TO SAINT – GEORGES: A SOCIOLINGUISTIC RESEARCH IN THE SCHOOL CONTEXT IN FRONTIER BRAZIL/ FRENCH
|
| 71 |
MARIO CESAR DA SILVA SOUZA |
[pt] |
[pt] A SINTAXE DOS PREDICADOS EXISTENCIAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO ATUAL [en] THE SYNTAX OF EXISTENTIAL PREDICATES IN THE CURRENT BRAZILIAN PORTUGUESE
|
| 72 |
MARIO FEIJO BORGES MONTEIRO |
[pt] |
[en] PERMANENCE AND MUTATIONS: THE CHALLENGE OF WRITING ADAPTATIONS OF LITERARY CLASSICS FOR SCHOOLS [pt] PERMANÊNCIA E MUTAÇÕES: O DESAFIO DE ESCREVER ADAPTAÇÕES ESCOLARES BASEADAS EM CLÁSSICOS DA LITERATURA
|
| 73 |
MARISTELA DA SILVA FERREIRA |
[pt] |
[pt] A PALAVRA EM CONSTRUÇÃO: UM ESTUDO WITTGENSTEINIANO SOBRE A IDENTIDADE DAS UNIDADES LINGUÍSTICAS [en] THE WORD UNDER CONSTRUCTION: A WITTGENSTEINIAN STUDY ON THE IDENTITY OF LINGUISTIC UNITIES
|
| 74 |
MARISTELA DOS REIS SATHLER GRIPP |
[pt] |
[pt] IMAGINE, NÃO PRECISAVA... OU RITUAIS DE AGRADECIMENTO NO PORTUGUÊS DO BRASIL COM APLICABILIDADE EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS [en] IT IMAGINES, IT DID NOT NEED... OR RITUALS GRATEFULNESS IN THE PORTUGUESE OF BRAZIL WITH APPLICABILITY IN PORTUGUESE AS SECOND LANGUAGE FOR FOREIGNERS
|
| 75 |
MARISTELA RIVERA TAVARES |
[pt] |
[en] ON-LINE TEXTUAL PRODUCTION: A COURSE DESIGN IN THE LIGHT OF SOCIO-INTERACTIONAL [pt] PRODUÇÃO TEXTUAL ON-LINE: UMA PROPOSTA DE CURSO À LUZ DE PRINCÍPIOS SOCIOINTERACIONISTAS
|
| 76 |
MARIZA LEIRIA DIAS |
[pt] |
[pt] A ESFERA MULTIMODAL: O USO DE POWER POINT COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO E INTEGRAÇÃO EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL [en] THE MULTIMODAL SPHERE: THE USE OF POWER POINT AS A TOOL FOR EXPRESSION AND INTEGRATION IN AN EDUCATIONAL SETTING
|
| 77 |
MARTHA ALKIMIN DE ARAUJO VIEIRA |
[pt] |
[en] (LITERARY) FICTIONS: CONTEMPORARY CHALLENGES [pt] FICÇÕES (LITERÁRIAS): DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
|
| 78 |
MARTHA MARIA ROMEIRO DE QUEIROZ |
[pt] |
[pt] DO PLURILINGÜISMO EM BABEL AO ECUMENISMO NA TRADUÇÃO BÍBLICA: O CASO DA VERSÃO CATÓLICA DA BÍBLIA SAGRADA - NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE [en] FROM PLURILINGUISM IN BABEL TO ECUMENISM IN BIBLE TRANSLATION: A CASE STUDY OF THE CATHOLIC VERSION OF BÍBLIA SAGRADA - NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE
|
| 79 |
MAURICIO GOMES DE MATOS |
[pt] |
[pt] O PRÍNCIPE DOS POETAS DE SEU TEMPO: A QUESTÃO DA ÉTICA EM CAMÕES, SEGUNDO EDUARDO LOURENÇO, E NO QUE DE SEUS VERSOS E DE SUA VIDA FIZERAM OS SÉCULOS [en] THE PRINCE OF THE POETS OF HIS AGE
|
| 80 |
MAURO NUNES DE GASPAR FILHO |
[pt] |
[en] BODY INVADERS: CROSSING RICARDO PIGLIAS LABORATORY [pt] INVASORES DE CORPOS: ATRAVESSANDO O LABORATÓRIO DE RICARDO PIGLIA
|
| 81 |
MAYARA ALVES MAIA |
[pt] |
[en] A REFLEXIVE INVESTIGATION ABOUT A TEACHING-LEARNING APPROACH BASED ON GENRES: THE CASE OF CLASS 601 [pt] UMA INVESTIGAÇÃO REFLEXIVA SOBRE UMA ABORDAGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM GÊNEROS DISCURSIVOS: O CASO DE TURMA 601
|
| 82 |
MERCEDES MARCILESE |
[pt] |
[pt] AQUISIÇÃO DE COMPLEMENTOS PRONOMINAIS ACUSATIVOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL CONTRASTIVO ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ESPANHOL RIO-PLATENSE [en] THE ACQUISITION OF ACCUSATIVE PRONOMINAL COMPLEMENTS: A CROSS-LANGUAGE EXPERIMENTAL OF BRAZILIAN PORTUGUESE AND RIODE LA PLATA SPANISH.
|
| - |
- |
[pt] |
[en] ON THE ROLE OF LANGUAGE IN THE DEVELOPMENT OF HIGHER COGNITIVE FUNCTIONS: REPRESENTATION, RECURSION AND NUMERICAL COGNITION [pt] SOBRE O PAPEL DA LÍNGUA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS SUPERIORES: REPRESENTAÇÃO, RECURSIVIDADE E COGNIÇÃO NUMÉRICA
|
| 83 |
MERGENFEL A VAZ FERREIRA |
[pt] |
[en] ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL) [pt] O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADOR DO ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALE)
|
| - |
- |
[pt] |
[en] PERCEPTION, INTERCULTURALITY AND THE FOREIGN LANGUAGE TEACHING/ LEARNING PROCESS: DIFFERENT VIEWS OVER BRASILIAN AND GERMAN ADVERTISEMENTS [pt] PERCEPÇÃO, INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA/ CULTURA ESTRANGEIRA: DIFERENTES OLHARES SOBRE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS E ALEMÃES
|
| 84 |
MICHELE ABREU VIVAS |
[pt] |
[en] CHICK LIT: THE CONSTRUCTION OF FEMININITIES IN COMIC STRIPS SERIES WOMEN ON THE EDGE BY MAITENA [es] LITERATURA MUJERCITA: LA CONSTRUCCIÓN DE FEMINIDADES EN CÓMICS DE LA [pt] LITERATURA MULHERZINHA: A CONSTRUÇÃO DE FEMINILIDADES NAS TIRINHAS DA SÉRIE MULHERES ALTERADAS DE MAITENA
|
| 85 |
MICHELLE CUNHA SALES |
[pt] |
[pt] EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS [en] IN SEARCH OF A NEW PORTUGUESE CINEMA
|
| 86 |
MIGUEL BEZZI CONDE |
[pt] |
[en] VOICES AND CARICATURES: ESSAYS ON CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE [pt] VOZES E CARICATURAS: ENSAIOS SOBRE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
|
| 87 |
MIGUEL JOST RAMOS |
[pt] |
[pt] RE(DES)ORGANIZANDO O MOVIMENTO: UM OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA DÉCADA DE 70 [en] RE(DIS)ORGANIZING THE MOVEMENT: AN OUTLOOK ON BRAZILIAN POPULAR MUSIC DURING THE SEVENTIES
|
| - |
- |
[pt] |
[pt] CANÇÃO POPULAR E CORPORALIDADE: ESTRATÉGIAS DE ENCENAÇÃO [en] POPULAR SONG AND CORPORALITY: INSCENEACTIONS STRATEGIES
|
| 88 |
MIGUEL PAIS MOREIRA LOPES |
[pt] |
[pt] O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM MODELOS PROCESSUAIS DA ESCRITURA E GÊNEROS TEXTUAIS [en] THE PROCESS OF WRITING ACADEMIC SUMMARIES: AN ANALYSIS BASED ON WRITING PROCESS MODELS AND TEXTUAL GENRES
|
| 89 |
MILA BARTILOTTI ALENCAR BARBOSA |
[pt] |
[pt] A INVENÇÃO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DA TRADIÇÃO AO RASCUNHO DA NOVIDADE [en] INVENTION IN THE BRAZILIAN POPULAR MUSIC: FROM TRADITION TO SKETCHES OF NOVELTY
|
| 90 |
MILENA DE UZEDA GARRAO |
[pt] |
[pt] O CÓRPUS NÃO MENTE JAMAIS: SOBRE A IDENTIFICAÇÃO E USO DE COMBINAÇÕES MULTIVOCABULARES DO TIPO VERBO MAIS SINTAGMA NOMINAL [en] THE CORPUS NEVER LIES: ON THE IDENTIFICATION AND USE OF MULTIWORD EXPRESSIONS
|
| 91 |
MIRNA SOARES ANDRADE |
[pt] |
[pt] A PALAVRA BRAVIA: LINGUAGEM E SENTIDO NA CORRESPONDÊNCIA ENTRE GUIMARÃES ROSA E SUA TRADUTORA AMERICANA [en] THE FIERCE WORD: LANGUAGE AND MEANING IN GUIMARÃES ROSAS LETTERS TO HIS AMERICAN TRANSLATOR
|
| 92 |
MONICA DA COSTA MONTEIRO DE SOUZA |
[pt] |
[pt] FILMES COMO INSTRUMENTO MULTIMODAL DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA [en] FILMS AS A MULTIMODAL INSTRUMENT OF LEARNING IN THE EFL CLASSROOM
|
| 93 |
MONICA DE MEDEIROS VILLELA |
[pt] |
[en] BUILDING UNDERSTANDINGS ABOUT THE TEACHER EDUCATION PROCESS IN SUPERVISION SESSIONS: AN EXPLORATORY PRACTICE PERSPECTIVE [pt] CONSTRUINDO ENTENDIMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE REUNIÕES DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: UM CAMINHO EXPLORATÓRIO
|
| 94 |
MONICA NOGUEIRA DE ASSIS |
[pt] |
[pt] CANCIONEIRO TRANSGRESSOR: UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DA CANÇÃO EM RENATO RUSSO E CAZUZA [en] THE TRANSGRESSOR SONGBOOK: A STUDY ON THE POETICS OF THE SONG IN THE MUSIC OF RENATO RUSSO AND CAZUZA
|
| 95 |
MONICA SPITALNIK NATHAN |
[pt] |
[en] CONFLICTS IN THE CLASSROOM: CONSTRUCTED RELATIONSHIPS BETWEEN TEACHER AND STUDENTS IN A UNIVERSITY COURSE [pt] CONFLITOS EM SALA DE AULA: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO
|
| 96 |
MONICA TORREAO CARVALHO |
[pt] |
[en] 5 CS AND 1 CONTEXT: AN EXPERIENCE IN TEACHING PORTUGUESE AS FOREIGN LANGUAGE ACCORDING TO USA STANDARDS FOR THE TEACHING OF FOREIGN LANGUAGE - SFLL [pt] 5 CS E 1 CONTEXTO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CONFORME OS PARÂMETROS DE ENSINO DE LÍNGUA NORTE-AMERICANOS - STANDARDS FOR FOREIGN LANGUAGE LEARNING
|
| 97 |
MYRTES MARIA DA SILVA FOLEGATTI |
[pt] |
[pt] O MUSICAL MODELO BROADWAY NOS PALCOS BRASILEIROS [en] THE BROADWAY STYLE MUSICAL ON BRAZILIAN STAGES
|
|
Total: 97
|