Título
[en] INTEGRATION OF REPOSITORIES OF DIGITAL LIBRARY SYSTEMS AND LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS
Título
[pt] INTEGRAÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE SISTEMAS DE BIBLIOTECAS DIGITAIS E SISTEMAS DE APRENDIZAGEM
Autor
[pt] GEORGIA REGINA RODRIGUES GOMES
Vocabulário
[pt] BIBLIOTECA DIGITAL
Vocabulário
[pt] INTEGRACAO DE DADOS
Vocabulário
[pt] OBJETOS DE APRENDIZADO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO VIA WEB
Vocabulário
[pt] BANCO DE DADOS
Vocabulário
[pt] ONTOLOGIA
Vocabulário
[en] DIGITAL LIBRARY
Vocabulário
[en] DATA INTEGRATION
Vocabulário
[en] LEARNING OBJECTS
Vocabulário
[en] E-LEARNING
Vocabulário
[en] DATABASE
Vocabulário
[en] ONTOLOGY
Resumo
[pt] Com o uso generalizado das tecnologias de informação no
apoio ao ensino,
é comum disponibilizar conteúdos digitais, seja através de
Sistemas de Bibliotecas
Digitais (DLMS) ou de Sistemas de Gerência de Aprendizagem
(LMS). No
entanto, estes sistemas funcionam de forma independente,
têm características
diferentes e manipulam tipos diferentes de materiais,
sendo seus repositórios com
dados e metadados heterogêneos e distribuídos. Os
conteúdos destes repositórios
seriam melhor aproveitados se estivessem integrados a um
ambiente comum, ou
fossem acessados de modo integrado a partir dos ambientes
de de DLMS e LMS.
Nesta tese é apresentada uma visão homogênea dos conteúdos
de DLMS e LMS.
Para esta homogeneização utilizou-se uma extensão da
arquitetura de mediadores
e tradutores que trata a integração de metadados, assim
como ontologias para
tratamento semântico. Foram consideradas ontologias locais
para descrever os
metadados de cada repositório e uma ontologia global para
a integração. No
entanto, os documentos dos repositórios dos DLMS tendem a
ser monolíticos e
não têm um enfoque na reutilização( reuso). Assim, foram
definidas regras para
extração dos conteúdos mais importantes destes documentos,
o que possibilita a
reutilização. Esta extração envolve técnicas de mineração
de texto e utiliza regras
para descobrir as definições contidas nos documentos. Foi
desenvolvido um
protótipo que demonstra a viabilidade do processo. Para
facilitar o entendimento
do trabalho, é apresentado um estudo de caso que utiliza a
técnica proposta e o
protótipo desenvolvido. O trabalho facilita e enriquece o
desenvolvimento de
materiais de aprendizagem, uma vez que torna os conteúdos
de documentos das
bibliotecas digitais reutilizáveis e integrados aos
Objetos de Aprendizagem (LO)
existentes.
Resumo
[en] With the widespread use of Information Technology for
teaching support, it
is usual to made digital content available through Digital
Library Systems
(DLMS) or Learning Management Systems (LMS).These systems,
however, work
independently, have different characteristics and
manipulate different types of
materials, and their data and metadata repositories are
heterogeneous and
distributed. The content of repositories would be better
used if it was integrated in
the same environment or accessed in an integrated way from
DLMS and LMS.
This thesis presents a homogeneous view of DLMS and LMS
content. In order to
provide such homogenization, it is proposed an extension
of the mediator and
wrapper architecture for dealing with metadata integration
and ontologies for
treating semantics. Local ontologies are used for
describing each metadata
repository, and a global ontology for the integration. As
documents of DLMS
repositories tend to be monolithic and not to follow a
reuse approach, rules for
extracting the most important content from these documents
were developed in
order to make them reusable. This extraction includes text
mining techniques as
well as rules for discovering definitions embedded in the
documents. A prototype
was developed which implements the extraction and proves
the feasibility of this
approach. In order to make the work easier to understand,
it is presented a case
study that uses the proposed technique and the prototype.
The work described in
this thesis facilitates and enriches the development of
learning material by making
the content of digital library documents reusable and
integrated to existing
learning objects.
Orientador(es)
RUBENS NASCIMENTO MELO
Coorientador(es)
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ
Coorientador(es)
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA
Banca
RUBENS NASCIMENTO MELO
Banca
HUGO FUKS
Banca
EMMANUEL PISECES LOPES PASSOS
Banca
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ
Banca
LUIZ ANTONIO DE MORAES PEREIRA
Banca
SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA
Banca
MARIA CARMEN ROMCY DE CARVALHO
Catalogação
2007-05-18
Apresentação
2006-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9944@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9944@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9944
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF