Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] AMILCAR DE CASTRO AND THE NEOCONCRETE PAGE

Título
[pt] AMILCAR DE CASTRO E A PÁGINA NEOCONCRETA

Autor
[pt] ANA DE GUSMAO MANNARINO

Vocabulário
[pt] ARTE CONTEMPORANEA

Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA

Vocabulário
[pt] ESCULTURA

Vocabulário
[pt] JORNAL DO BRASIL

Vocabulário
[pt] DESIGN GRAFICO

Vocabulário
[en] CONTEMPORARY ART

Vocabulário
[en] MODERN ART

Vocabulário
[en] SCULPTURE

Vocabulário
[en] JORNAL DO BRASIL

Vocabulário
[en] GRAPHIC DESIGN

Resumo
[pt] Amilcar de Castro e a página neoconcreta trata do projeto gráfico realizado pelo escultor para o Jornal do Brasil, em especial para o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, nos últimos anos da década de 1950. A diagramação do suplemento é voltada, sobretudo, para experimentação plástica, acima de aspectos funcionais ou do ideal de transformação do cotidiano pela arte. Aproxima-se do pensamento neoconcreto e da fenomenologia de Merleau-Ponty, no que diz respeito à indissociação entre inteligível e sensível. O projeto gráfico para o suplemento esteve sempre em transformação, unindo concepção e realização no processo contínuo do fazer. Em suas páginas, a visualidade do signo gráfico foi intensamente explorada, estreitando a relação entre o jornal e as poesias concreta e neoconcreta, freqüentemente publicadas no suplemento. Muitas das questões trabalhadas por Amilcar de Castro em suas esculturas e desenhos são, de modo semelhante, exploradas pelo artista na diagramação do jornal, um dos meios no qual exercitou a sua poética. Nesse sentido, destacam-se a conjugação entre pensamento e fazer na sensibilidade do olhar; a utilização sempre do mínimo de elementos, priorizando as relações entre eles; a experimentação do espaço e do tempo como dimensões indissociáveis, vivenciadas a partir da motricidade e da operacionalidade.

Resumo
[en] Amilcar de Castro and the Neoconcrete Page deals with the sculptor's graphic design project for the news daily Jornal do Brasil, and especially for the Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (the paper's Sunday supplement) during the late 1950s. Above all else, the supplement's layout reflected visual experimentation beyond any mere concern with functionality or the idealized tranformtion of everyday life by art. Insofar as it touches upon the indissociation between intelligibility and sensibility, it contains a number of commonalities with neoconcretist thought and the phenomenology of Merleau- Ponty. During the period in question, the supplement's graphic design project changed continuously, blending concepts and execution within its ongoing creative process. The visuality of the graphic sign was intensely explored in its pages, strengthening the newsaper's relationship with the concretist and neconcretist poetry published by the supplement. Similarly, many of the problems explored by Amilcar de Castro in his sculptures and drawings were also dealt with by the artist in the newspaper's layout as one of the mediums according to which he forged his poetics. To this end, we shall highlight associations between thought and production as results of the sensitivity of the gaze; the artist's minimalist use of elements that focus on inter-relationship; and the experimental use of space and time as indissociable dimensions experienced and based on motion and operationality.

Orientador(es)
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO

Banca
SARAH LEONORA GEIGER

Catalogação
2007-05-07

Apresentação
2006-09-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9864@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9864


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF