Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANIMADAS PERSONAGENS BRASILEIRAS: A LINGUAGEM VISUAL DAS PERSONAGENS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO

Título
[en] BRAZILIAN ANIMATED CHARACTERS: THE VISUAL LANGUAGE OF CONTEMPORARY BRAZILIAN ANIMATION CHARACTERS

Autor
[pt] DANIEL MOREIRA DE SOUSA PINNA

Vocabulário
[pt] ESTEREOTIPO

Vocabulário
[pt] LINGUAGEM VISUAL

Vocabulário
[pt] SEMIOLOGIA

Vocabulário
[pt] TEORIA LITERARIA

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] STEREOTYPE

Vocabulário
[en] VISUAL LANGUAGE

Vocabulário
[en] SEMIOLOGY

Vocabulário
[en] LITERARY THEORY

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] O presente estudo analisa os aspectos comunicativos da visualidade de personagens de curta-metragens de animação contemporâneos brasileiros, empregando recursos oferecidos pela Semiologia. O cinema de animação é uma arte que tomou contornos na virada do século XX. Junto à indústria cultural, consolidou inúmeras personagens na memória de espectadores em todo o mundo. Contudo, os altos custos de produção das obras animadas obrigam muitos artistas a realizarem seus filmes independentes no formato de curtas metragens. Devido à brevidade dos filmes, esses criadores empregam repetidamente tipos e caricaturas como personagens principais, apresentando-os sob a forma de signos de fácil reconhecimento pela maioria dos espectadores. Esta pesquisa parte da hipótese de que a visualidade das personagens de obras cinematográficas de animação breves é um sistema projetado (intencionalmente ou não) para transmitir ao espectador mensagens de compreensão praticamente imediata a respeito da narrativa apresentada e dos conceitos personificados pelas personagens no curto intervalo de tempo em que elas estão em cena. Com base no levantamento de sessenta principais personagens apresentadas nos filmes brasileiros premiados no festival Anima Mundi em suas doze primeiras edições (1993-2004), esta dissertação investigou os estereótipos existentes nas produções recentes do cinema de animação brasileiro. Em seguida, buscou delinear maneiras com que os elementos visuais que os constituem atuam no processo de significação das personagens animadas, articulando-se enquanto uma linguagem visual específica. Para realizar tal investigação, os procedimentos metodológicos adotados tomaram por fundamentos os estudos de Semiologia de Roland Barthes e o conceito de atributos das personagens desenvolvido por Vladimir Propp.

Resumo
[en] This paper analyses the communicative aspects of the look of contemporary Brazilian animation short movie´s characters, using resources from Semiology. Animation cinema became an art at the beginning of the 20th century. With the cultural industry, it has cemented lots of characters in spectator´s memories around the world. However, the high expenses of animated movies´ production force many artists to produce their authorial animations as short movies. Due to the brevity of these movies, their creators repeatedly use types and caricatures as main characters, presented morphologically as signs that can easily be recognized by most of the audiences. This research considers the hypothesis that the look of characters from animated short movies is a system designed (intentionally or not) to communicate to the spectator messages of prompt comprehension concerned to the narrative shown and to the concepts personified by the characters in the short period of time in which they are acting. Based on the survey of sixty main characters from Brazilian awarded movies at the twelve first editions of Anima Mundi festival (1993- 2004), this dissertation investigated the existing stereotypes in recent Brazilian animation short movies. Then, it tried to outline ways in which the visual elements that constitute these stereotypes act in the signifying process of the animated characters, working together as a specific visual language. In order to carry out such investigation, the adopted methodological procedures were based on Roland Barthes´ Semiology and Vladimir Propp´s concept of characters´ attributes.

Orientador(es)
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO

Banca
LEONARDO CORTES MACARIO

Catalogação
2007-03-02

Apresentação
2006-08-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9582@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9582@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9582


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
CAPÍTUTO 9 PDF
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF