Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IDENTITY PROJECTS RECONFIGURATIONS IN THE ACADEMIC ENVIROMMENT: BEING THERE ACTING AS HERE OR BEING HERE ACTING AS THERE

Título
[pt] RECONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADES DE PROJETO NO MUNDO ACADÊMICO: ESTAR LÁ E AGIR COMO AQUI OU ESTAR AQUI E AGIR COMO LÁ

Autor
[pt] ANA CAROLINA GONZALEZ BATISTA

Vocabulário
[pt] AVALIACAO

Vocabulário
[pt] FORMACAO ACADEMICA

Vocabulário
[pt] IMIGRACAO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] EVALUATION

Vocabulário
[en] ACADEMIC EDUCATION

Vocabulário
[en] IMMIGRATION

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] IDENTITY

Resumo
[pt] A dissertação Reconfigurações de identidades de projeto no mundo acadêmico: Estar lá e agir como aqui ou estar aqui e agir como lá tem o objetivo de analisar a construção das identidades de um imigrante brasileiro que foi para os Estados Unidos com o objetivo de buscar formação acadêmica - Doutorado. A partir da abordagem das narrativas de experiências em narrativas de estórias de vida, procuramos identificar os sistemas de coerência adotados pelo entrevistado para a construção dos selves nas narrativas a partir, principalmente, de suas avaliações. Para tal, organizamos o discurso do entrevistado em macroblocos narrativo-temáticos que mostram a forma como ele organiza suas experiências; e é em uma série de micro-blocos narrativos, que ele faz as configurações e reconfigurações de suas identidades. Na busca da construção da coerência, o entrevistado mostra que precisa lidar não apenas com o ambiente acadêmico no qual está inserido, mas também com os valores sócio-culturais da sociedade hospedeira e da sociedade de origem, construindo identidades que os definem positivamente estando lá, no entre-lugar da academia/vida social, e, voltando para o aqui, quando reconfigura suas identidades a partir das experiências lá vivenciadas. A pesquisa traz contribuições para um universo pouco explorado no que se refere ao estudo de estórias de vida de imigrantes, que têm, inicialmente, como identidades de projeto, a formação acadêmica no processo da migração.

Resumo
[en] The dissertation Identity projects reconfigurations in the academic enviromment: Being there acting as here or being here acting as there has the objective of analyzing the construction of the identities of a Brazilian immigrant that has been to the United States intending to achieve academic education - Doctorate degree. Using an approach based in the experience narratives and narratives of life stories, we have managed to identify the coherence systems adopted by the interviewee to construct their selves during their narratives, mainly based on their assessment. Therefore, we have organized the interviewee´s speeches in narrative-thematic macro- blocks showing the way upon which he organizes his experiences; and it is during a series of narrative micro-blocks that he makes the configurations and reconfigurations of his identities. During the search for coherence construction, the interviewee shows he needs to deal not only with the academic environment to which he is introduced, but also with socio-cultural values of host and origin society, constructing identities that positively define them being there, in academic / social life intersite, and, coming back to the here, when he reconfigure his identities based on experiences lived there. The research contributes to a poorly explored universe as it refers to immigrant life stories, which initially have as project identity the academic education during the migration process.

Orientador(es)
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA

Banca
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA

Banca
SONIA BITTENCOURT SILVEIRA

Catalogação
2007-03-01

Apresentação
2007-02-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9580@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9580


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF